Chevrolet Vectra é um dos 5 carros que estão isentos de IPVA em 2025 em SP

Carros com mais de 20 anos deixam de recolher imposto. Veja alguns modelos atraentes e de bom desempenho
Chevrolet Vectra

Chevrolet Vectra | Imagem: Divulgação

Em todo começo de ano o brasileiro proprietário de um veículo precisa se programar para pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), entre uma série de outras despesas.

Mas, dependendo da região do Brasil em que o veículo estiver registrado, seu done pode ser isento do tributo. Em São Paulo, por exemplo, carros que têm mais de 20 anos estão neste grupo.

VEJA TAMBÉM:

Entre os modelos cujos donos não precisam mais pagar IPVA está o Chevrolet Vectra da segunda geração, que foi fabricada até 2005.

No ano seguinte veio a terceira geração, baseada em uma nova plataforma derivada do Astra e da Zafira na Europa. Outro modelo isento é o Volkswagen CrossFox.

Veja abaixo quais outros que estão livres para rodar sem ter de pagar o imposto.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

1- Fiat Stilo Schumacher

Fiat Stilo
Fiat Stilo teve série limitada com aval do heptacampeão mundial de Fórmula 1, Michael Schumacher
Imagem: Divulgação

Substituto do Fiat Brava, o Stilo trouxe muitas inovações tecnológicas. Quem não se lembra do cobiçado teto Sky Window que não tinha nada semelhante no Brasil? E o que dizer da raríssima Abarth, com motor 2.4, de cinco cilindros, do sedã Marea e da perua Weekend?

Em 2005, a Fiat resolveu apostar em outra variante de sucesso, o Fiat Stilo Schumacher, em homenagem ao heptacampeão de Fórmula 1, Michael Schumacher. A série especial trazia motor 1.8 16V de 122 cv, bancos em couro, ar digital, rodas aro 17, ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, entre outros itens. Bastante raro, foram apenas 500 exemplares do hatch médio.

2- Volkswagen CrossFox

Volkswagen CrossFox
Volkswagen CrossFox foi lançado em 2005 com estepe na traseira, maior distância do solo, entre outros itens
Imagem: Divulgação

De olho no sucesso do Ford EcoSport em 2003, a Volkswagen resolveu lançar em 2005 o CrossFox, uma versão do hatch com ar aventureiro e que trouxe várias vantagens em relação aos outros compactos Fox e Polo, os quais dividiam a mesma plataforma (PQ24). A começar pela altura livre do solo de 5,3 cm a mais que ajudava a encarar melhor as esburacadas ruas brasileiras. 

Assim como a base de construção, o crossover da VW compartilhava a mesma motorização de Fox e Polo, o EA111 1.6 8V total flex, que rendia até 103 cv e torque de 14,5 kgfm.

3- Chevrolet Vectra 

Chevrolet Vectra
Chevrolet Vectra da segunda geração foi fabricada até 2005 no mesmo estilo adotado na Europa
Imagem: Divulgação

O sedã médio da Chevrolet encantou muitos brasileiros com sua mecânica confiável e robusta. Lançada em 1993, a segunda geração chegou logo, três anos depois, e foi a mais popular em sua trajetória e que mais tempo ficou no mercado, de 1996 a 2005.

Com o fim do Chevrolet Vectra da segunda geração, em 2005, a fabricante não poderia deixar de lançar a série de despedida Collection, limitada a 1.000 unidades, todas pintadas na cor exclusiva cinza Mayon, além de chaveiro e manual personalizados. O motor era o clássico 2.0 da Família II, movido a gasolina de 110 cv.

4- Hyundai Tucson (1ª geração)

Hyundai Tucson
Hyundai Tucson 2005, da primeira geração, também entra na lista dos carros que estão isentos de IPVA em 2025
Imagem: Divulgação

O Hyundai Tucson começou a ser importado da Coreia do Sul em 2005, com duas opções de motorização: quatro cilindros, 2.0 litros de 142 cv com câmbio manual de cinco marchas ou, como opcional, o automático com quatro velocidades e 2.7 V6 de 180 cv.

Apesar da sua fama de beberrão, independente da motorização, o Tucson foi um tiro certeiro no mercado. Bem equipado - até tração 4x4 ele trazia -, a primeira geração do jipão sul-coreano deu tão certo no Brasil que ficou por anos sem ter sofrido uma reestilização.

5- Toyota Fielder

Toyota Corolla Fielder
Toyota Corolla Fielder é a versão perua do sedã, que ainda tem uma legião de fãs 
Imagem: Divulgação

A Toyota Fielder foi lançada em maio de 2005 e compartilhava a mesma plataforma com o irmão Corolla "Brad Pitt", assim como o motor com bloco e cabeçote de alumínio 1.8 16V de 136 cv.

No início, a Fielder teve apenas uma só versão, já trazia: ar-condicionado, direção hidráulica, relógio digital, CD-player, aviso sonoro de chave na ignição e de faróis ligados, regulagem de altura do banco do motorista e do volante, vidros e retrovisores elétricos, freios ABS, rodas de liga leve e muito mais. De opcional, só o câmbio automático de 4 velocidades. Depois, vieram as versões XEi e SEG, assim como o sedã Corolla.

 

Chevrolet Vectra

Chevrolet Vectra

Toyota Corolla Fielder

Toyota Corolla Fielder

Volkswagen CrossFox

Volkswagen CrossFox

Fiat Stilo

Fiat Stilo

Hyundai Tucson

Hyundai Tucson

Chevrolet Vectra

Chevrolet Vectra

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.