Chevrolet Vectra é um dos 5 carros que estão isentos de IPVA em 2025 em SP
Carros com mais de 20 anos deixam de recolher imposto. Veja alguns modelos atraentes e de bom desempenho
Em todo começo de ano o brasileiro proprietário de um veículo precisa se programar para pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), entre uma série de outras despesas.
Mas, dependendo da região do Brasil em que o veículo estiver registrado, seu done pode ser isento do tributo. Em São Paulo, por exemplo, carros que têm mais de 20 anos estão neste grupo.
VEJA TAMBÉM:
Entre os modelos cujos donos não precisam mais pagar IPVA está o Chevrolet Vectra da segunda geração, que foi fabricada até 2005.
No ano seguinte veio a terceira geração, baseada em uma nova plataforma derivada do Astra e da Zafira na Europa. Outro modelo isento é o Volkswagen CrossFox.
Veja abaixo quais outros que estão livres para rodar sem ter de pagar o imposto.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
1- Fiat Stilo Schumacher
Imagem: Divulgação
Substituto do Fiat Brava, o Stilo trouxe muitas inovações tecnológicas. Quem não se lembra do cobiçado teto Sky Window que não tinha nada semelhante no Brasil? E o que dizer da raríssima Abarth, com motor 2.4, de cinco cilindros, do sedã Marea e da perua Weekend?
Em 2005, a Fiat resolveu apostar em outra variante de sucesso, o Fiat Stilo Schumacher, em homenagem ao heptacampeão de Fórmula 1, Michael Schumacher. A série especial trazia motor 1.8 16V de 122 cv, bancos em couro, ar digital, rodas aro 17, ar-condicionado digital, direção com assistência elétrica, entre outros itens. Bastante raro, foram apenas 500 exemplares do hatch médio.
2- Volkswagen CrossFox
Imagem: Divulgação
De olho no sucesso do Ford EcoSport em 2003, a Volkswagen resolveu lançar em 2005 o CrossFox, uma versão do hatch com ar aventureiro e que trouxe várias vantagens em relação aos outros compactos Fox e Polo, os quais dividiam a mesma plataforma (PQ24). A começar pela altura livre do solo de 5,3 cm a mais que ajudava a encarar melhor as esburacadas ruas brasileiras.
Assim como a base de construção, o crossover da VW compartilhava a mesma motorização de Fox e Polo, o EA111 1.6 8V total flex, que rendia até 103 cv e torque de 14,5 kgfm.
3- Chevrolet Vectra
Imagem: Divulgação
O sedã médio da Chevrolet encantou muitos brasileiros com sua mecânica confiável e robusta. Lançada em 1993, a segunda geração chegou logo, três anos depois, e foi a mais popular em sua trajetória e que mais tempo ficou no mercado, de 1996 a 2005.
Com o fim do Chevrolet Vectra da segunda geração, em 2005, a fabricante não poderia deixar de lançar a série de despedida Collection, limitada a 1.000 unidades, todas pintadas na cor exclusiva cinza Mayon, além de chaveiro e manual personalizados. O motor era o clássico 2.0 da Família II, movido a gasolina de 110 cv.
4- Hyundai Tucson (1ª geração)
Imagem: Divulgação
O Hyundai Tucson começou a ser importado da Coreia do Sul em 2005, com duas opções de motorização: quatro cilindros, 2.0 litros de 142 cv com câmbio manual de cinco marchas ou, como opcional, o automático com quatro velocidades e 2.7 V6 de 180 cv.
Apesar da sua fama de beberrão, independente da motorização, o Tucson foi um tiro certeiro no mercado. Bem equipado - até tração 4x4 ele trazia -, a primeira geração do jipão sul-coreano deu tão certo no Brasil que ficou por anos sem ter sofrido uma reestilização.
5- Toyota Fielder
Imagem: Divulgação
A Toyota Fielder foi lançada em maio de 2005 e compartilhava a mesma plataforma com o irmão Corolla "Brad Pitt", assim como o motor com bloco e cabeçote de alumínio 1.8 16V de 136 cv.
No início, a Fielder teve apenas uma só versão, já trazia: ar-condicionado, direção hidráulica, relógio digital, CD-player, aviso sonoro de chave na ignição e de faróis ligados, regulagem de altura do banco do motorista e do volante, vidros e retrovisores elétricos, freios ABS, rodas de liga leve e muito mais. De opcional, só o câmbio automático de 4 velocidades. Depois, vieram as versões XEi e SEG, assim como o sedã Corolla.