Chevrolet Tracker e outros 4 carros que mudaram por causa das novas leis de emissões

Com regras mais rigorosas, marcas como Chevrolet e Hyundai tiveram de rever suas estratégias
Chevrolet Tracker 2022

Chevrolet Tracker 2022 | Imagem: Divulgação

A partir do dia 1º de janeiro de 2025 entrou em vigor a primeira fase do Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que se aproxima das normas europeias, mais restritas.

Como é sabido, a cada fase do programa, as normas se tornam mais exigentes e rigorosas, obrigando as montadoras a reverem suas estratégias.

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Um ponto importante é que veículos produzidos até 31 de dezembro de 2024 ainda poderão ser vendidos sob os parâmetros das normas antigas até o dia 31 de março deste ano. Por isso, dois modelos da Fiat (Mobi e Fiorino), ainda não receberam motor FireFly no lugar do Fire EVO 1.0, mas isso certamente vai acontecer no primeiro trimestre.

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Confira alguns exemplos de carros e motores que mudaram ou mesmo deixaram de ser fabricados para se adequarem às novas regras, que entre outras medidas exigiu uma redução de 40% nas emissões de monóxido de carbono (CO).

1- Mitsubishi Triton

Mitsubishi Triton 2025
Mitsubishi Triton 2025 recebe motor importado no lugar do nacional, que deixou de ser fabricado
Imagem: Divulgação

A Mitsubishi Triton - antes chamada de L200 Triton - ganhou nova geração na linha 2025 e com isso passou a adotar nova motorização. Trata-se do novo 2.4 turbodiesel, conhecido como 4N16, já usado em outros países, mas adaptado para atender aos requisitos do programa antipoluição no Brasil.

O novo motor rende 205 cv e 47,9 kgfm de torque associado ao câmbio automático de seis marchas, a nova picape é vendida em quatro versões, com preço a partir de R$ 265.990.

2- Chevrolet Tracker 

Chevrolet Tracker 2024
Chevrolet Tracker passou a ter motores 1.0 e 1.2 turbinados, com injeção direta de combustível, na linha 2025
 Imagem: Divulgação

O Chevrolet Tracker também foi outro modelo afetado. Com isso, os motores 1.0 e 1.2, ambos turbinados, passaram a adotar injeção direta de combustível, além de novas calibrações de software. 

Na opção com propulsor 1.0 são 121/117 cv e 18,9/18,3 kgfm de torque no etanol/gasolina, respectivamente. Na variante 1.2 são 141/139 cv e 22,9/22,4 kgfm de torque. A linha Tracker é oferecida em seis opções. O preço começa em R$ 119.900. 

3- Hyundai Creta

Hyundai Creta 2025
Hyundai Creta deixou de ser versão com motor 2.0 aspirado, que não cumpriria as novas exigências do Provonve L8
 Imagem: Divulgação

Com a reestilização do Hyundai Creta, a topo de linha Ultimate trocou o 2.0 flex aspirado de 167/157 cv e 20,6/19,2 kgfm associado ao câmbio automático de seis marchas pelo 1.6 turbo GDI, a gasolina, de 7 marchas, com potência máxima de 193 cv e torque de 27,0 kgfm a 4.500 rpm. Segundo a marca, houve uma melhora no consumo de até 9%: 13,5 km/l de gasolina na estrada, conforme o Inmetro.

Com essas mudanças, o novo Hyundai Creta Ultimate 1.6 turbo GDI passou a custar R$ 189.990, ante os 187.990 da antiga motorização 2.0, que foi oferecida antes da reestilização do utilitário esportivo compacto da marca coreana.

4- Peugeot 208

Peugeot 208 2025
Peugeot 208 só é vendido com motor 1.0, turbo ou aspirado. O 1.6 Flex Start deixou de ser oferecido pela PSA
 Imagem: Divulgação

Na linha 2025 do Peugeot 208, motor 1.6 aspirado deixou de ser ofertado. Com isso, o hatch passou a ser vendido só com o 1.0, de três cilindros, de origem Fiat, aspirado ou turbo.

As versões 1.0 aspiradas flex, reservadas aos modelos mais simples da linha 208 contam com a potência de 75 cv e 10,7 kgfm e câmbio manual de cinco marchas. Já a mais recente, 1.0 turbo T200 bicombustível, destinada às mais caras, também com três cilindros, rende até 130 cv e 20,4 kgfm, acoplada ao câmbio CVT com sete velocidades simuladas.

O 208 está disponível em quatro versões, sendo que a estreante 1.0 turbinada tem preços a partir de R$ 110.990.

5- Citroën C4 Cactus

Citroën C4 Cactus 2024
Citroën C4 Cactus deixou de ser fabricado e dará lugar ao Jeep Avenger, que será feito em Porto Real (RJ) a partir de 2026
Imagem: Divulgação

Com a chegada do novo Citroën C3 Aircross no final de 2023, a marca ainda deu uma sobrevida de um ano ao C4 Cactus. Apesar de trazer pontos positivos como conforto e desempenho, os motores EC5 (aspirado) com 120/113 cv e 15,7/ 15,4 kgfm e o THP (turbo) de 173/166 cv e 24,5 kgfm - ambos com transmissão automática de seis marchas - não atendem às normas do Proconve L8. 

Diante disso, a empresa preferiu se concentrar no novo C3 Aircross com seu propulsor 1.0 turbo de 130/125 cv e 20,4 kgfm associado ao câmbio CVT de sete marchas simuladas que equipa toda a gama. O preço parte de R$ 115.990. A partir de 2026 chegará o Jeep Avenger, que será fabricado em Porto Real (RJ), onde também era fabricado o C4 Cactus.

 

Chevrolet Tracker 2022

Chevrolet Tracker 2022

Peugeot 208 2025

Peugeot 208 2025

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.