Chevrolet Tracker de Stock Car deve ficar com visual desatualizado em 2025
SUV aparece com linhas da versão atual, sem a reestilização pela qual vai passar no ano que vem
A GM mostra as primeiras imagens oficiais do SUV Tracker que vai disputar a temporada 2025 de Stock Car. A "bolha" do carro foi toda adaptada para a versão de corrida, mas tem traços da versão atual, sem os novos elementos que o carro vendido nas lojas deverá receber no ano que vem, quando passará por uma renovação.
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De qualquer forma, a notícia é importante porque é a primeira vez na história que a Stock Car passa a ter SUVs no lugar de sedãs e cupês. No caso da GM, o Tracker chega para entrar no lugar do Cruze, que já deixou de ser fabricado. Além da marca norte-americana outras fabricantes vão participar da competição, entre as quais a Toyota, a Mitsubishi e outra que ainda vai ser anunciada.
Vale lembrar que não é a primeira vez que a "bolha" dos carros da Stock Car fica desatualizada em relação ao modelo correspondente oferecido ao consumidor. Em 1993, por exemplo, o modelo de competição da categoria ainda era o Opala, mas a GM tinha lançado o Omega, em agosto de 1992. A troca nas pistas aconteceu apenas em 1994.
O projeto do Chevrolet Tracker de corrida foi homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo e foi liderado pela Audacetech em parceria com ArcelorMittal, IPT e SENAI. O desenvolvimento utilizou simulação computacional da Siemens e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Nova era na Stock Car
Imagem: Divulgação
Fabricada pela canadense Magna, a carroceria em material compósito inclui fibra de carbono, aramida e kevlar. O motor turbo 2,1 litros desenvolve 500 cavalos. O câmbio inglês de competição XTrac é sequencial e semiautomático, com seis marchas, e é um dos destaques ao lado da conectividade proporcionada pelo sistema Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro.
O cockpit, com monitor e painel dotados de dezenas de funções, conta com câmera interna de 360 graus, que será utilizada nas transmissões das corridas e também no app exclusivo a ser lançado pela categoria. Assim, o público terá acesso a imagens especiais, escolhendo os lances que mais lhe interessam, de forma customizada.
Além disso, a estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal tem proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira de alumínio para absorção de impacto. Há também estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia e o banco do piloto foi projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA.
Imagem: Divulgação
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