Chevrolet Spin 2021: agora com controle de estabilidade, minivan ainda vale a pena?
Fabricante aprimorou a segurança ativa do modelo, única opção 7 lugares com câmbio automático por menos de R$ 100 mil hoje no mercado
Sucessor da dupla Meriva e Zafira no Brasil, o Chevrolet Spin é a única minivan que conseguiu sobreviver ao ataque dos SUVs em praticamente todos os segmentos de mercado. Se até a década de 1990 e começo dos anos 2000 os monovolumes ocupavam posições de destaque quando o assunto eram os automóveis familiares, aos poucos modelos como Nissan Livina, Fiat Idea, entre outros, foram cedendo espaço para os utilitários esportivos em seus diferentes tamanhos e propostas.
Batendo firme na tecla do amplo espaço interno e da versatilidade, o Chevrolet Spin conseguiu achar um nicho de mercado entre frotistas, taxistas e demais profissionais que precisam de um carro como ferramenta de trabalho. Outro ponto fundamental para explicar a longevidade da Spin é a possibilidade de oferecer 7 lugares em algumas versões, fato que faz da minivan a única alternativa hoje em dia para quem precisa de um automóvel com três fileiras de assentos e câmbio automático e deseja gastar menos de R$ 100 mil.
Como possui uma capacidade fabril robusta no país, além de interesse em atuar nesse nicho de mercado, a Chevrolet resolveu dar uma sobrevida para a Spin, primeiro com um facelift em 2018 e, neste ano, trazendo os controles de tração e estabilidade para a minivan em sua linha 2021. Interessante que a Chevrolet também apostou em uma estratégia de marketing diferenciada para a Spin, reclassificando o modelo como um “crossover”.
Enquanto a atualização visual realizada na Spin há dois anos aprimorou em muito o visual da minivan, é fato que uma nova geração do modelo é mais do que necessária. Em especial na parte interna, a Spin não esconde a idade e ainda compartilha vários elementos com a primeira geração do Onix.
Projeto com foco no baixo custo e que não faz questão de esconder uma certa simplicidade, ao contrário da saudosa dupla Meriva e Zafira, o Spin também deve bastante em relação ao isolamento acústico, por exemplo. Na sua versão Premier, como a avaliada pelo Autoo, a marca até tenta trazer um ar de refinamento ao adotar revestimento interno com padrão em couro marrom, porém tudo isso não é suficiente para amenizar a idade da minivan.
Outro ponto é a mecânica. Apesar do imprescindível ganho em segurança ativa com a introdução dos controles de tração e estabilidade na linha 2021, o arcaico motor 1.8 com seu cabeçote de 2 válvulas por cilindro passou da hora de se aposentar. Em termos de desempenho, o Spin Premier é apenas regular, com um 0 a 100 km/h em 11,7 segundos, e deve nas médias de consumo com parciais declaradas de 10,4 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, ambas com gasolina. Na própria gama atual da Chevrolet encontramos motores muito mais avançados e que ajudariam a aprimorar a eficiência da minivan, como os 1.0 e 1.2 turbo destinados ao novo Tracker nacional. Com a próxima geração da Spin podendo estrear dentro de um a dois anos no Brasil, tudo indica que não faz muito sentido a Chevrolet assumir o alto custo financeiro para adaptar um motor mais eficiente no modelo atual.
Logo, hoje em dia só vale a pena você optar pela minivan em dois cenários: ou você precisa de um modelo automático 7 lugares com o preço mais camarada possível ou tem a necessidade de um porta-malas muito superior em relação ao que um sedan compacto ou um SUV são capazes de entregar. Com a terceira fileira rebatida, é possível acomodar 553 litros no porta-malas da Spin Premier, sendo que suas opções 5 lugares tem uma área para bagagem de 710 litros, algo que nenhum SUV compacto oferece.
Mesmo tabelado em caros R$ 97.290, o Spin Premier não traz nenhum assistente de condução avançado por conta do seu projeto datado, entretanto sua lista de equipamentos de série é relativamente completa e engloba os já citados revestimento interno de couro e os controles de estabilidade e tração, além do sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 16” e central multimídia com Apple CarPlay, Android Auto e câmera de ré.
Hoje em dia o Spin também conta com as variantes 5 lugares LS (R$ 79.390), LT (R$ 84.590) e Activ 5 (R$ 99.890), sendo a última com apelo aventureiro. Acima da Spin Premier, a configuração topo de linha da minivan é a Active 7, tabelada em R$ 103.790 trazendo o mesmo conjunto mecânico.
A proposta da Spin ainda conta com boa aceitação no mercado brasileiro, prova disso é que, mesmo com todos os pontos onde precisa se modernizar, o modelo registra neste ano uma média de pouco mais de 1.300 emplacamentos/mês. Sem concorrência direta, a Spin surge como o único automóvel de passeio relativamente acessível e apto a atender famílias com mais de cinco integrantes. Se esse é o seu caso, não tem muito como fugir da minivan. Caso contrário, é mais interessante partir para um modelo mais recente enquanto a nova geração da Spin não estreia por aqui. Inspirada pelo Chevrolet Orlando atualmente à venda na China e com a mesma plataforma GEM do Tracker, a segunda geração do Chevrolet Spin deverá manter as opções 5 e 7 lugares e vai se tornar um produto bem mais interessante. Vamos acompanhar.
Ficha técnica
Chevrolet Spin 2021 Premier 1.8 8V flex automático 4p | |
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Preço | R$ 97.290 (11/2020) |
Categoria | Familiar compacto |
Vendas acumuladas neste ano | 15.662 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1796 cm³ |
Potência | 106 cv a 5200 rpm (gasolina) |
Torque | 16,8 kgfm a 2800 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,36 m, largura 1,735 m, altura 1,679 m, entreeixos 2,62 m |
Peso em ordem de marcha | 1235 kg |
Tanque de combustível | 53 litros |
Porta-malas | 710 litros |