Chevrolet S10 Executive V6 é uma das raridades da GM em 100 anos; veja preço
Versão topo de linha da picape teve poucas unidades fabricadas com motor Vortec 4.3 e câmbio manual
A GM faz 100 anos de Brasil e ao longo de todo esse tempo houve alguns modelos raros produzidos pela marca norte-americana no país. Um deles é a versão Executive da picape S10, principalmente pintada de verde metálico, motor Vortec V6 4.3 movido a gasolina e que funciona com câmbio automático.
VEJA TAMBÉM:
- Chevrolet S10 terá uma nova versão em 2025; veja qual é
- GM completa 100 anos no Brasil e mostra SUV elétrico que chega em breve
O raro exemplar do ano 2000 das imagens está à venda pela loja Lart, em São Paulo, por R$ 115 mil. Tem apenas 65 mil km e uma longa lista de equipamentos de série, que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, bancos revestidos de couro, apliques que imitam madeira nas laterais das portas, luz de leitura para todos os ocupantes, rodas com acabamento dourado, entre outros.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Esta versão da picape Chevrolet S10 foi lançada em 1999 e apenas em 2001 também passou a ser oferecida com câmbio câmbio automático. No ano seguinte, deixou o motor V6 a gasolina de lado e adotou o 2.8 turbodiesel, mais econônico e robusto. Mas, para quem gosta de ouvir o ronco empolgante do V6 a gasolina, não há nada igual.
Itens exclusivos por dentro
Imagem: Reprodução/Lart
O motor Vortec 4.3 V6 da S10 Executive rende 180 cv e 34,7 kgfm a 2.600 rpm. É alimentado por injeção de combustível monoponto e apenas um comando de válvulas no bloco, com balancins. Surgiu pela primeira vez em meados dos anos 80, nos Estados Unidos e foi recebendo atualizações, chegando a ter até uma versão sobrealimentada no mercado norte-americano.
Com este motor V6 4.3, movido a gasolina, a S10 Executive é capaz de atingir 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, conforme dados da fabricante. Isso com câmbio manual de cinco marchas. A tração é apenas traseira, portanto, deve-se tomar bastante cuidado ao acelerar, uma vez que a picape costuma perder estabilidade e não tolera exageros.
O consumo de combustível desta luxuosa e rara versão da picape S10 não é dos mais animadores. Também de acordo com dados da fabricante, a S10 Executive 4.3 V6, a gasolina, pode fazer apenas 6 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada, lembrando que estes números foram medidos com combustível padrão, que tem apenas 22% de etanol anidro, ante até 27,5% atualmente.
Com a chegada da versão a diesel, em 2002, a S10 Executive ficou mais comportada e econômica, mas sem a esportividade da V6 a gasolina. Foram menos de três anos em produção com motor Vortec 4.3 no Brasil, que tinha freios ABS nas quatro rodas oferecidos como opcional.
Hoje em dia a picape Chevrolet S10 está reformulada, oferecida apenas com motor 2.8 turbodiesel, de 207 cv e brutais 52 kgfm a apenas 2.000 rpm. Entre os equipamentos, conta com internet a bordo, comandos controlados por aplicativo de celular e várias assistências ao condutor.
Imagem: Reprodução/Lart