Chevrolet reforça segurança e Onix ganha três estrelas no Latin NCAP

Montadora melhorou estrutura e instalou sistema Isofix no hatch na linha 2018. Estreante Virtus recebeu cinco estrelas assim como irmão Polo
Onix em novo teste de impacto: resultado mais condizente com o carro mais vendido do Brasil

Onix em novo teste de impacto: resultado mais condizente com o carro mais vendido do Brasil | Imagem: Divulgação

Graças à péssima repercussão do teste de impacto realizado pelo Latin NCAP com o Onix em maio do ano passado, a Chevrolet decidiu reforçar a segurança do modelo, que é o mais vendido do Brasil. Em nova avaliação, desta vez patrocinado pela montadora, o Onix recebeu três estrelas para proteção para adultos e também para crianças.

No ano passado, o resultado havia sido decepcionante: zero estrelas para os adultos. Na ocasião, o órgão independente de segurança veicular relatou que o Onix era frágil no impacto lateral. Caso houvesse um choque nesse ponto, a coluna B (atrás do motorista) seria capaz de invadir o compartimento de passageiros e colocar em risco os ocupantes. Nem mesmo se oferecesse airbags laterais esse risco seria menor.

Diante desse diagnóstico, que chegou a provocar um pedido da associação Proteste para que o veículo fosse proibido de ser vendido, a General Motors decidiu reforçar a estrutura do modelo e aprimorar certos componentes como passando a equipá-lo com o sistema Isofix, para cadeiras infantis. Procurado pelo Autoo, a GM informou que as melhorias também serão aplicadas ao Prisma. 

“O Onix, produzido desde 15 de janeiro de 2018 (a partir do VIN 9BGKS48U0JG313644), foi melhorado com reforços estruturais, quanto à proteção, contra impactos laterais, elementos de absorção da energia nas portas, também nesse impacto lateral, protegendo melhor os adultos, ancoragens ISOFIX e um novo cinto de segurança para o motorista. A proteção para os ocupantes adultos conseguiu alcançar, apenas, as três estrelas, apresentando uma proteção fraca para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral”, segundo o Latin NCAP.

O órgão elogiou a disposição da montadora: “É alentador ver como os fabricantes de automóveis levam em frente essas melhorias tão relevantes. Mais uma vez, o Latin NCAP demonstrou que os testes dos diferentes modelos, e a publicação de seus resultados, são ferramentas muito poderosas e eficientes disponibilizadas para melhorar a segurança dos veículos no mercado latino-americano, mesmo antes, e em um nível mais alto, que qualquer exigência a respeito por parte do governo regional”, comemorou Alejando Furas, secretário geral.

Estreia cinco estrelas

Na mesma rodada de resultados, o Latin NCAP divulgou o teste do sedã Virtus, que a Volkswagen acaba de lançar no mercado brasileiro. Como é derivado do novo Polo, que utiliza a plataforma MQB A0, o Virtus naturalmente obteve um resultado semelhante: cinco estrelas tanto para adultos como crianças.

“O Virtus é mais uma prova de que a indústria local pode produzir automóveis cinco estrelas por um valor cada vez mais acessível, oferecendo uma maior segurança, mesmo antes de ser exigido por qualquer requerimento governamental em nossa região”, explicou Furas. A próxima série de resultados do Latin NCAP será publicada em março.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis