Chevrolet OnStar tem primeiros casos de roubo no Brasil
Casos envolveram exemplares do Cruze sedã e Cobalt
Disponível desde o último trimestre do ano passado para os modelos Cruze e Cruze Sport6 e recentemente para a nova linha do Cobalt, o sistema OnStar da Chevrolet registrou no mês de janeiro o primeiro caso de roubo e também o primeiro caso de acidente no Brasil.
A primeira notificação de roubo de um veículo equipado com OnStar envolveu um Cruze sedã na cidade de Osasco (SP). Logo após o ocorrido, o proprietário do automóvel comunicou à polícia e o centro de atendimento do OnStar, que imediatamente passou a monitorar o deslocamento do carro através do GPS e, em um momento oportuno, enviou o comando remoto para o bloqueio da aceleração do motor.
Instantes após ser abandonado pelo ladrão, o automóvel foi recuperado pelas autoridades (como exige a legislação nacional) e devolvido para o dono menos de três horas após o roubo.
Quanto à primeira notificação automática de acidente, o modelo envolvido foi um novo Cobalt na cidade de Teresina (PI). O veículo se envolveu em um acidente com deflagração do airbag, sem feridos, e após isso um sinal de alerta foi enviado para o centro de atendimento do OnStar.
Assim que a atendente recebeu o aviso, a motorista do Cobalt foi contatada por meio do sistema a fim de saber se estava bem e se precisava de ajuda. Foi solicitado então ao OnStar que auxiliasse no contato com a seguradora, com o guincho e com a autoridade de trânsito, já que o smartphone da condutora ficou sem bateria.
“Caso o veículo se envolva em uma colisão mais grave, mesmo que nenhum ocupante consiga responder ao contato da atendente, o OnStar é capaz de enviar uma equipe de resgate apropriada. Isto porque sensores no veículo informam à Central de Atendimento dados da ocorrência, como localização, velocidade e dinâmica do impacto”, explica o customer experience da GM América do Sul, Carlos Meinert.
O OnStar é oferecido como cortesia por 12 meses nos modelos da Chevrolet. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária e, na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.
Além do Brasil, o OnStar está disponível em outros locais como Estados Unidos, Canadá, China, México e Europa, com mais de 7 milhões de usuários.
O Centro de Atendimento OnStar funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano e a cada dois segundos, em média, uma chamada é realizada. Mensalmente o OnStar recebe no mundo aproximadamente 100 mil contatos de emergência e 5.000 notificações automáticas de acidente como essa ocorrida recentemente no Brasil.