Chevrolet Onix Plus 2020: confira análise (e as recomendações) de todas as versões do sedan

Modelo chega ao mercado em cinco versões, com opções de transmissão manual e automática
Chevrolet Onix Plus 2020

Chevrolet Onix Plus 2020 | Imagem: Divulgação

Sucessor do Chevrolet Prisma, modelo de ótima aceitação aqui no Brasil, o recém-lançado Chevrolet Onix Plus estreou no país com a primazia de revelar ao público brasileiro tudo o que podemos esperar da nova família de modelos da fabricante destinada aos mercados emergentes, plataforma que é chamada pela marca de GEM. E o resultado, como apresentamos em nosso primeiro contato com o sedan, foi surpreendente em especial considerando o custo-benefício muito arrojado que a GM preparou para o Onix Plus e a segunda geração do Onix em sua carroceria hatchback.

Pelo que notamos das participações de nossos leitores em comentários aqui no site e em nossas mídias sociais, muita gente já está de olho no Onix Plus e considerando a compra do modelo. Como já virou tradição aqui no Autoo, resolvemos analisar as cinco opções que o Onix Plus vai oferecer no mercado, destacando os tipos de perfis aos quais elas são mais indicadas. Confira, abaixo, nossa análise!

Chevrolet Onix Plus LT 1.0 manual aspirada – R$ 54.990

É a única versão que ainda não consta no site comercial da montadora, porém foi confirmada no lançamento. Trata-se da configuração mais racional do Onix Plus, voltada aos clientes que querem gastar pouco ou não fazem questão do desempenho superior das opções turbo. É fato que o Onix Plus aspirado já é muito competitivo, em especial por contar com os 6 airbags e os controles de tração e estabilidade de série. Modelos com foco no custo-benefício, como é o caso do Ford Ka Sedan e do Renault Logan, contam com opções 1.0 de entrada na faixa de R$ 50.000, mas não oferecem o mesmo nível de segurança do Onix Plus aspirado e sequer disponibilizam o ESP. O Onix Plus LT aspirado pode ser mais caro que alguns rivais, mas vale o gasto extra pela proteção maior aos passageiros. A opção mais acessível do Onix Plus terá várias opções de pacotes opcionais, podendo receber recursos como carregamento de smartphones por indução, acendimento automático dos faróis e o sistema de telemática OnStar, recursos raramente encontrados em sedans 1.0 de entrada. Completo, o Onix Plus LT 1.0 aspirado pode alcançar os R$ 58.990. A opção deverá chegar ao mercado até o fim do ano. Em resumo, o Onix Plus aspirado deverá atender boa parte do público de pessoas jurídicas, frotistas, entre outros. Em automóveis da segmentação de mercado do Onix Plus, o ideal é buscar as versões automáticas, que serão mais valorizadas e terão melhor liquidez na hora da revenda. 

Chevrolet Onix Plus Turbo – R$ 58.790

É a opção mais barada do Onix Plus com câmbio automático, democratizando o conforto superior desse tipo de transmissão. Nessa configuração, o Onix Plus é muito indicado para quem vai realizar a compra com isenção, por exemplo, optando por um carro de valor extremamente convidativo após as isenções de tributos como o IPI e o ICMS. Além disso, a GM foi muito feliz em criar essa opção do Onix Plus, uma vez que coloca no mercado um carro automático campeão do ponto de vista do custo-benefício levando em consideração a modernidade de seu projeto. É a opção voltada aos clientes racionais, que não desejam muitos recursos de conforto ou tecnologia, priorizando apenas o câmbio automático. Ponto positivo também para o conjunto mecânico extremamente eficiente do Onix Plus 1.0 turbo automático, que é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em elogiáveis 10,4 segundos e entrega consumo médio, na cidade, de até 12 km/l e 15,7 km/l na estrada, nos dois cenários considerando o uso de gasolina.

Chevrolet Onix Plus Turbo LT manual – R$ 61.190
Chevrolet Onix Plus Turbo LT automática – R$ 66.490

Temos aqui uma das configurações mais equilibradas e interessantes do Onix Plus do ponto de vista do custo-benefício. Isso ocorre porque a partir da versão Turbo LT o Onix Plus sai de fábrica com os equipamentos mais desejados por grande parte dos consumidores. Estamos falando, em especial, de recursos como a central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve, computador de bordo, entre outros. Com a transmissão manual de 6 marchas, o Onix Plus Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e alcança 17 km/l de consumo rodoviário com gasolina, valores excelentes para a categoria e que confirmam a ótima eficiência mecânica do modelo, mesmo sem contar com injeção direta. A opção Turbo LT é, sem dúvida, uma ótima pedida para o modelo!

Chevrolet Onix Plus Turbo LTZ manual – R$ 65.790
Chevrolet Onix Plus Turbo LTZ automático – R$ 70.990

O catálogo Turbo LTZ acrescenta recursos como o acendimento automático dos faróis, câmera de ré, chave presencial e carregamento de smartphones por indução, que funciona para aparelhos dotados dessa tecnologia. Se você quer mesmo um catálogo mais completo em termos de equipamentos e está de olho na configuração automática, talvez seja melhor partir de vez para a próxima versão...

Chevrolet Onix Plus Premier – R$ 73.190

A opção topo de linha do Onix Plus é vendida somente com motor 1.0 turbo e câmbio automático de 6 marchas. Além de tudo o que o Onix Plus Turbo LTZ oferece, o Premier traz um cuidado maior com o acabamento, como pode ser visto nas maçanetas internas cromadas, os bancos mesclando tecido e material sintético e o friso cromado no contorno inferior dos vidros das portas. O Onix Plus Premier também traz alguns diferenciais em relação ao LTZ que justificam o preço um pouco mais caro, como os faróis do tipo projetor e a luz de condução diurna em LED, recursos que colaboram também com a segurança. As lanternas no Onix Plus Premier utilizam LED, o que favorece a durabilidade e o campo de iluminação. Mas o que merece elogios para a marca Chevrolet é a grande ajuda que o Onix Plus fará para difundir recursos sofisticados de tecnologia e segurança. Por mais R$ 3.000, o que resulta em um preço final de R$ 76.190 para o modelo, é possível acrescentar ao Onix Plus Premier o alerta de pontos cegos e o assistente de estacionamento. O primeiro, por meio de sensores ao redor do carro, avisa quando um veículo está oculto no ponto cego dos retrovisores, evitando colisões. Já o assistente de estacionamento analisa o tamanho de vagas paralelas e perpendiculares, controlando o movimento do volante na hora de realizar a baliza. Os dois eram equipamentos antes restritos a carros muito mais caros, que agora começam a se difundir entre os automóveis nacionais graças à iniciativa da marca. De quebra, o Onix Premier completo ainda traz um caprichado revestimento interno de couro, que pode mesclar as tonalidades preto e caramelo ou preto e cinza. É uma versão muito recomendada, em especial para quem é fã de tecnologia.

Chevrolet Onix Plus 2020

Chevrolet Onix Plus 2020

Chevrolet Onix Plus LT

Chevrolet Onix Plus LT

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis