Chevrolet Onix e outros 4 hatches seminovos mais vendidos do mês; veja lista
Levantamento mostra veículos de até três anos de uso de várias categorias, com dados da Fenauto e OLX
Com preços nas alturas, os carros novos têm levado boa parte da clásse média aos seminovos. De acordo com estudo da Bright Consulting, isso é um problema gerado pela instabilidade econômica e pelo menor crescimento, com impacto na renda média e inflação.
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O consumidor brasileiro a partir da classe C não compra carro zero há tempos, sendo os veículos aderentes a eles os seminovos acima de 3 anos de uso. Assim, mostramos o levantamento feito pela plataforma OLX e pela Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados), que aponta quais são os modelos mais procurados e vendidos.
Com base nesses dados, formou-se um índice chamado de IVU (Índice de Veículos Usados), que é uma média entre a busca pela internet e as vendas nas lojas. Pois bem, entre os hatches até três anos de uso, o Hyundai HB20 foi o campeão. Veja os outros 4 na lista abaixo.
5º - Renault Kwid
Imagem: Divulgação
O subcompacto da marca francesa ainda é um dos modelos mais em conta e econômicos do mercado. Vem com motor 1.0 de três cilindros que rende até 71/68 cv de potência e 10/9,4 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de cinco marchas. Com esse conjunto, o hatch se torna um dos exemplos de economia.
De acordo com dados do Inmetro, o Kwid pode fazer 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada (etanol) e 15,3 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada (gasolina). Vem com direção com assistência elétrica e ar-condicionado entre os principais itens de série, mas o espaço é apertado, até mesmo para quatro ocupantes.
4º - Fiat Mobi
Imagem: Carlos Guimarães
Rival do Kwid, o Mobi deverá deixar de ser fabricado no Brasil em 2026, quando dará lugar a um carro bem maior e sofisticado, baseado no Grande Panda, já vendido no mercado europeu. Além disso, o subcompacto deverá voltar a usar o motor FireFly, de três cilindros, a partir do início de 2025, já que o antiquado FireEvo não irá atender às novas normas de emissões.
Conforme dados do Inmetro, o Mobi pode fazer 9,6 km/l de etanol na cidade e 10,4 km/l na estrada, dados que passam para 13,5 km/l e 15 km/l com gasolina, respectivamente. Tabém são números que ficam entre os melhores entre os carros flex disponíveis atualmente no mercado.
3º - Fiat Argo
Imagem: Divulgação
Junto com o Fiat Mobi, o Argo também deverá ser substituído por um modelo bem mais moderno, baseado no Grande Panda, a partir de 2026. Mas, ate lá, o hatch compacto vai fazendo seu papel de modelo com boa relação entre custo e benefício. Vem bem equipado e conta com os motores Firefly, tanto o 1.0 quanto o 1.3, depedendo da versão.
No caso das versões 1.0, de três cilindros, o consumo é outro atrativo. De acordo com o Inmetro, o hatch compacto pode fazer 13,3 km/l de gasolina na cidade e 14,7 km/l na estrada, números que passam para 9,4 km/l e 10,2 km/l com etanol, respectivamente.
2º- Chevrolet Onix
Imagem: Divulgação
O modelo da GM vai mudar em 2025, ano em que a GM faz 100 anos no Brasil. Além da reforma visual, o carro vai ter motor com injeção direta de combustível para estar de acordo com as novas normas de emissões. Mas no mercado de usados o hatch faz sucesso, com conjunto bem acertado e versões com internet a bordo.
Entre outros atrativos, o Onix tem a eficiência do motor 1.0 turboflex, de origem Opel. De acordo com dados do Inmetro, pode fazer 13,1 km/l de gasolina na cidade e 16,1 km/l na estrada, números que caem para 9,1 km/l e 11,1 km/l com apenas etanol no tanque.
1º-Hyundai HB20
Imagem: Divulgação
O Hyundai HB20 também deverá mudar, mas isso deverá ser no início de 2026. Além disso, é possível que a versão sedã dê lugar a uma novo crossover rival de Kardian, Pulse e companhia. Por enquanto, o hatch compacto mantém bons números de vendas, tanto no mercado de novos quanto de seminovos, em que aparece como o campeão de vendas em setembro.
O motor 1.0 turboflex do HB20 já tem injeção direta e funciona bem com o câmbio automático de seis marchas. O carro vem bem equipado, até com várias assistências ao motorista e figura entre os mais econômicos. Conforme o Inmetro, pode fazer, nas versões 1.0 aspiradas, 13,5 km/l de gasolina na cidade e 14,6 km/l na estrada, passando para 9,6 km/l e 10,4 km/l, com etanol.
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