Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil em 2017

Hatch compacto bateu seu recorde de vendas desde o lançamento em 2012 com cerca de 190 mil emplacamentos
Chevrolet Onix 2017

Chevrolet Onix 2017 | Imagem: Divulgação

O Onix, da Chevrolet, já pode ser chamado de “novo Gol” do mercado brasileiro. Pela terceira vez seguida, o hatch compacto terminou um ano como o carro mais vendido do Brasil. Os dados preliminares indicaram que o Onix teve cerca de 190 mil emplacamentos em 2017, quase o dobro do segundo colocado, o Hyundai HB20 – outro que repetiu a posição, porém, sem o mesmo desempenho de antes.

Mas o que explica tamanho domínio no mercado, que faz lembrar os tempos áureos do Gol? Certamente vários fatores. O primeiro deles é que o Onix possui uma versão popular, a Joy que responde por boa parte das vendas. Com visual antigo e preço mais em conta, ele repete o papel que já foi do Gol G4 e do Palio Fire, servindo como um coringa para a GM. Encontra clientes no público final e também em locadoras e frotistas.

Mas mesmo na parte de cima da tabela, o Onix parece não ter sentido o impacto da chegada de novos concorrentes ainda. Nem Argo muito menos o Polo parecem ter incomodado suas vendas por enquanto.

O ano de 2017, aliás, foi dos compactos de entrada. Também o Ka teve um crescimento expressivo com aumento de quase 24% nas vendas (o Onix beirou os 23%). Esse desempenho garantiu ao Ford a terceira colocação no ranking novamente. Curiosamente, tanto Onix quanto Ka têm mais em comum do que apenas o crescimento nas vendas, mas também o péssimo resultado nos testes de impacto realizados pelo Latin NCAP.

Briga de SUVs compactos

Quem recuperou terreno este ano foi o Gol. Como a Volkswagen teve problemas com a produção em 2016 seus veículos nacionais perderam participação significativa. Em 2017, sem esses problemas, não só o Gol como o Voyage voltaram a figurar em posições mais nobres. O ex-líder do mercado terminou o ano em 4º lugar e o sedã, em 16º. E até a Saveiro cresceu, chegando ao 13º lugar.

Entre os sedãs compactos houve um reequilíbrio de forças. Se o Voyage, Etios sedã e Ka+ cresceram o Prisma e HB20S andaram de lado.

Já a Fiat viu o Palio cair do 6º lugar para o meio do pelotão já preparando sua aposentadoria. Em compensação, a marca italiana conseguiu três posições no Top 10: oitavo para a veterana Strada, novo para o Mobi e décimo para a picape Toro.

Mas o mercado brasileiro é mesmo dos SUVs. Houve uma boa briga entre os modelos compactos, ao contrário de 2016 quando o HR-V e o Renegade sobraram. Neste ano os dois perderam espaço importante graças ao aumento da concorrência. O Honda caiu de 10º para 12º com 14,5% a menos de vendas. O Jeep foi pior: queda de mais de 25% e apenas a 18ª colocação contra um 11º lugar em 2016.

Bom para o Hyundai Creta, 15º no geral e já no encalço do HR-V, e também do Kicks que triplicou as vendas e fechou o ano na 22ª posição.

Mas ninguém fez mais bonito que o Compass. O SUV médio da Jeep foi o grande destaque de 2017, de longe. Mesmo custando a partir de R$ 108 mil (preço da versão mais cara do HR-V), o Compass foi o 11º veículo mais vendido do país com quase 50 mil emplacamentos. Um domínio tão grande do mercado acima de R$ 100 mil que os números acabaram até distorcidos.

E 2018 promete outras boas disputas com o ano cheio do Argo (honroso 27º lugar em 2017), do Polo e de suas versões sedã Cronos e Virtus, entre outros lançamentos aguardados.

Chevrolet Onix 2017

Chevrolet Onix 2017

Nissan Kicks vendido nos EUA

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Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

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