Chevrolet Onix bate recorde de venda e supera as 18 mil unidades mensais
Apesar de ficar devendo muito em segurança, modelo atingiu seu melhor volume de vendas
Completando dois anos como o carro mais vendido do Brasil, marco que obteve em agosto de 2015, o Chevrolet Onix registrou no mês passado seu melhor resultado de vendas mensal, sendo a escolha de 18,5 mil consumidores. Até o momento, como você pode conferir em nosso ranking, as vendas do hatch ficavam em uma média de 15 mil unidades/mês.
A GM, que vem embalada por uma série de investimentos no país, também obteve bons resultados em outras categorias. Em agosto, além do resultado favorável ao Onix, o sedã Prisma (7,4 mil unidades emplacadas), subiu para a quarta posição no ranking geral, a picape S10 (2,8 mil) e a linha Cruze (2,7 mil), formada pelas versões sedã e hatch Sport6, também somaram bons números de venda. Na comparação entre os meses de agosto deste ano com o mesmo mês em 2016, a GM comemorou uma elevação de 24,6% no volume de automóveis negociado. Atualmente a Chevrolet é a marca líder em vendas no Brasil.
Vale a pena destacar, contudo, que o Onix é um dos carros mais inseguros do país, sendo reprovado em todos os testes de segurança conduzidos pelo LatinNCAP. Uma prova de que os brasileiros ainda dão pouca importância para esse aspecto fundamental que todo veículo ao menos deveria oferecer.
Emplacamentos em alta
De acordo com a Fenabrave, associação que reúne mais de 7.400 concessionários de todas as marcas no Brasil, os emplacamentos cresceram 14,7% em agosto na comparação com julho deste ano levando em conta automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros. Isolando apenas os automóveis e comerciais leves, o crescimento de agosto em relação a julho foi de 17,3%. Foram comercializadas 1.380.088 unidades nos oito primeiros meses de 2017, contra 1.303.956 no mesmo período de 2016.
"A queda nas taxas de juros e as boas notícias na retração do desemprego, fizeram com que a confiança do consumidor aumentasse. Isso fez com que as vendas em dias úteis, agosto (23 dias) comparado a julho (21 dias), fossem positivas em 4,8% na soma de todos os segmentos”, explicou Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave. "Além dos demais fatores positivos já citados, a influência na melhora da inadimplência começou a refletir, diretamente, na aprovação de crédito para compra destes veículos. As vendas diárias registraram um crescimento de 7,1% em agosto com relação ao mês anterior", acrescenta.