Chevrolet Onix Activ é hatch usado "altinho" para quem ainda resiste aos SUVs
Modelo tem vão livre do solo 3 cm maior que as demais versões e vale quase a metade de um Fiat Pulse 0 km
O Onix, de longe, foi uma das cartadas mais precisas da Chevrolet. Lançado no final de 2012 para substituir o Celta, e mais tarde o Sonic e o Agile, rapidamente se tornou um fenômeno, ficando entre os cinco hatches mais vendidos de 2013.
VEJA TAMBÉM:
- Onix 2025 fica mais caro e já beira os R$ 90 mil; veja nova tabela
- Chevrolet Onix: quais são os custos com manutenção, combustível e seguro
Com o sucesso, em 2016, a fabricante resolveu apostar suas fichas na versão aventureira Activ, que pegou carona com a reestilização dos demais Onix e Prisma. Ela se destacava das demais pela suspensão elevada em 3 cm e pneus com perfil mais alto. A “maquiagem” ficava por conta dos racks de teto, estribos laterais e molduras dos para-lamas sem pintura, entre outras “perfumarias”.
Na mira dos rivais estavam o Renault Sandero Stepway, Volkswagen CrossFox, o Hyundai HB20X, o Ford Ka Freestyle, entre outros. Mas o Onix Activ estava preparado para pôr as cartas à mesa. Assim, tinha como na manga o excelente acabamento - com novo painel em duas cores, rodar mais macio por conta da calibragem da suspensão e bons equipamentos.
Na lista de itens de série, por exemplo, trazia painel com velocímetro digital e computador de bordo, central multimídia MyLink 2 com espelhamento de celular, faróis dianteiros em LED, faróis de neblina, sensor de chuva, controle de velocidade de cruzeiro, sistema OnStar que funciona como concierge, entre outros.
O motor era o mesmo das versões civis, no caso o 1.4 “ECO” de quatro cilindros flexível que garantia até 106 cavalos de potência e 13,9 kgfm de torque, associado ao câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas.
PONTOS CRÍTICOS PARA CHECAR COM ATENÇÃO
Imagem: Divulgação
- Pintura
Um problema crônico de toda a linha Onix está na má qualidade da pintura que infelizmente não é exclusividade da linha Onix, mas também de outros carros da fabricante.
Segundo relatos em fóruns, vídeos e sites de reclamação como o Reclame Aqui, os problemas mais comuns são manchas, bolhas, pontos de solda, oxidação e descascamento da pintura.
- Freios
Mesmo em carros com baixa quilometragem, as reclamações no sistema de freios também não são um caso isolado. Os mais comuns são de chiadeiras agudas e barulhos metálicos, de acordo com alguns depoimentos de donos no site Clube do Onix.
Outro problema que aflige seus proprietários é a baixa durabilidade das pastilhas de freio. A solução, dependendo do caso, é a troca por outras de melhor qualidade.
- Piloto automático
Muitos sentem falta de um controlador de velocidade de cruzeiro - chamado erroneamente de piloto automático - mais eficaz. Um dono chegou a reclamar no site Reclame Aqui.
que seu Onix Activ 2018/2019 não reduz a marcha em declives para controlar o carro.
- Direção elétrica
Outro inconveniente está nos barulhos vindo da direção elétrica das unidades do Onix. Além disso, a direção, em alguns momentos chega a ficar mais pesada, conforme o depoimento de alguns donos do hatch no Clube do Onix.
- Recall
Em junho de 2018, a Chevrolet anunciou um recall de toda a linha Onix dos modelos fabricados de 15/01/2016 à 24/05/2018 para adição de isolante nos terminais de relê da caixa de fusíveis. O motivo é que poderia haver entrada e acúmulo de água na área dos terminais, com possibilidade de curto circuito e acionamento involuntário e contínuo do motor de partida.
QUAL VERSÃO VALE MAIS A PENA
Imagem: Divulgação
O Chevrolet Onix na versão Activ era vendido sem opcionais, exceto pela transmissão mecânica ou automática, ambas com seis posições, o que neste caso, vai depender do gosto de cada um. No caso da caixa automática, ela casa bem com a suspensão agradavelmente macia na questão do conforto.
No consumo, segundo o Inmetro, ela consome até 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada rodando com etanol. Se for abastecido com gasolina, o consumo melhora para 11,2 km/l e 12,6 km/l, respectivamente. Já na configuração com câmbio manual, são 8,3 km/l no ciclo urbano e 9,4 km/l no rodoviário (etanol) e 12,4 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina), nessa ordem.
Quanto à adequação ao seu perfil, você deve saber que o Onix Activ é um hatch tipicamente urbano. Combinado à suspensão elevada em 3 cm, permite passar por lombadas e valetas sem grandes problemas que, por sinal, é bem acertada para o péssimo piso brasileiro. Se você costuma dirigir na cidade e com poucas pessoas a bordo, ele será um bom aliado.
Agora, é no espaço interno que ele fica devendo e só permite que duas pessoas de estatura média desfrutem com relativo conforto no banco traseiro. O porta-malas, por sua vez, com seus 280 litros é pequeno. Portanto, se você faz questão de um aventureiro mais espaçoso, a dica é optar pelo Honda Fit Twist com seus 363 litros, Renault Stepway (320 l) ou HB20X (300 l).
Por último, e não menos importante, é a escolha da cor. A laranja Burning metálica, por exemplo, pode ser um entrave na hora da revenda. As cores mais acertadas e que combinam bem com a proposta do carro são: branca Summit, prata Switchblade, cinza Graphite e preta Ouro Negro. Já a vermelha Carmim também divide opiniões, mas ainda assim é mais assertiva à laranja. Boa pesquisa na compra do seu Onix Activ.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter