Chevrolet Onix Activ é hatch usado "altinho" para quem ainda resiste aos SUVs

Modelo tem vão livre do solo 3 cm maior que as demais versões e vale quase a metade de um Fiat Pulse 0 km
Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ | Imagem: Divulgação

O Onix, de longe, foi uma das cartadas mais precisas da Chevrolet. Lançado no final de 2012 para substituir o Celta, e mais tarde o Sonic e o Agile, rapidamente se tornou um fenômeno, ficando entre os cinco hatches mais vendidos de 2013.

VEJA TAMBÉM:

Com o sucesso, em 2016, a fabricante resolveu apostar suas fichas na versão aventureira Activ, que pegou carona com a reestilização dos demais Onix e Prisma. Ela se destacava das demais pela suspensão elevada em 3 cm e pneus com perfil mais alto. A “maquiagem” ficava por conta dos racks de teto, estribos laterais e molduras dos para-lamas sem pintura, entre outras “perfumarias”.

Na mira dos rivais estavam o Renault Sandero Stepway, Volkswagen CrossFox, o Hyundai HB20X, o Ford Ka Freestyle, entre outros. Mas o Onix Activ estava preparado para pôr as cartas à mesa. Assim, tinha como na manga o excelente acabamento - com novo painel em duas cores, rodar mais macio por conta da calibragem da suspensão e bons equipamentos.

Na lista de itens de série, por exemplo, trazia painel com velocímetro digital e computador de bordo, central multimídia MyLink 2 com espelhamento de celular, faróis dianteiros em LED, faróis de neblina, sensor de chuva, controle de velocidade de cruzeiro, sistema OnStar que funciona como concierge, entre outros. 

O motor era o mesmo das versões civis, no caso o 1.4 “ECO” de quatro cilindros flexível que garantia até 106 cavalos de potência e 13,9 kgfm de torque, associado ao câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas.

PONTOS CRÍTICOS PARA CHECAR COM ATENÇÃO

Chevrolet Onix Activ
Chevrolet Onix Activ vem com cores diferenciadas no interior na comparação com as outras versões
Imagem: Divulgação
  • Pintura

Um problema crônico de toda a linha Onix está na má qualidade da pintura que infelizmente não é exclusividade da linha Onix, mas também de outros carros da fabricante.

Segundo relatos em fóruns, vídeos e sites de reclamação como o Reclame Aqui, os problemas mais comuns são manchas, bolhas, pontos de solda, oxidação e descascamento da pintura. 

  • Freios

Mesmo em carros com baixa quilometragem, as reclamações no sistema de freios também não são um caso isolado. Os mais comuns são de chiadeiras agudas e barulhos metálicos, de acordo com alguns depoimentos de donos no site Clube do Onix. 

Outro problema que aflige seus proprietários é a baixa durabilidade das pastilhas de freio. A solução, dependendo do caso, é a troca por outras de melhor qualidade.

  • Piloto automático

Muitos sentem falta de um controlador de velocidade de cruzeiro - chamado erroneamente de piloto automático - mais eficaz. Um dono chegou a reclamar no site Reclame Aqui.

que seu Onix Activ 2018/2019 não reduz a marcha em declives para controlar o carro.

  • Direção elétrica

Outro inconveniente está nos barulhos vindo da direção elétrica das unidades do Onix. Além disso, a direção, em alguns momentos chega a ficar mais pesada, conforme o depoimento de alguns donos do hatch no Clube do Onix.

  • Recall

Em junho de 2018, a Chevrolet anunciou um recall de toda a linha Onix dos modelos fabricados de 15/01/2016 à 24/05/2018 para adição de isolante nos terminais de relê da caixa de fusíveis. O motivo é que poderia haver entrada e acúmulo de água na área dos terminais, com possibilidade de curto circuito e acionamento involuntário e contínuo do motor de partida.

QUAL VERSÃO VALE MAIS A PENA

Chevrolet Onix Activ
Chevrolet Onix Activ tem vão livre dosolo 3 cm maior e detalhes que lembram um SUV
Imagem: Divulgação

O Chevrolet Onix na versão Activ era vendido sem opcionais, exceto pela transmissão mecânica ou automática, ambas com seis posições, o que neste caso, vai depender do gosto de cada um. No caso da caixa automática, ela casa bem com a suspensão agradavelmente macia na questão do conforto.

No consumo, segundo o Inmetro, ela consome até 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada rodando com etanol. Se for abastecido com gasolina, o consumo melhora para 11,2 km/l e 12,6 km/l, respectivamente. Já na configuração com câmbio manual, são 8,3 km/l no ciclo urbano e 9,4 km/l no rodoviário (etanol) e 12,4 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina), nessa ordem.

Quanto à adequação ao seu perfil, você deve saber que o Onix Activ é um hatch tipicamente urbano. Combinado à suspensão elevada em 3 cm, permite passar por lombadas e valetas sem grandes problemas que, por sinal, é bem acertada para o péssimo piso brasileiro. Se você costuma dirigir na cidade e com poucas pessoas a bordo, ele será um bom aliado.

Agora, é no espaço interno que ele fica devendo e só permite que duas pessoas de estatura média desfrutem com relativo conforto no banco traseiro. O porta-malas, por sua vez, com seus 280 litros é pequeno. Portanto, se você faz questão de um aventureiro mais espaçoso, a dica é optar pelo Honda Fit Twist com seus 363 litros, Renault Stepway (320 l) ou HB20X (300 l). 

Por último, e não menos importante, é a escolha da cor. A laranja Burning metálica, por exemplo, pode ser um entrave na hora da revenda. As cores mais acertadas e que combinam bem com a proposta do carro são: branca Summit, prata Switchblade, cinza Graphite e preta Ouro Negro. Já a vermelha Carmim também divide opiniões, mas ainda assim é mais assertiva à laranja. Boa pesquisa na compra do seu Onix Activ.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Chevrolet Onix Activ

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise