Chevrolet Kadett GS de 36 anos à venda acelera como novo; veja preço
Esportivo fabricado em 1989 rodou pouco e tem uma série de itens originais de fábrica
O Chevrolet Kadett em sua versão GS - Gran Sport - bem como a sucessora GSi - Gran Sport Injection - tem significado especial para os fanáticos dos esportivos da Chevrolet. Evoca esportividade, desempenho e acima de tudo, prazer ao dirigir, assim como os seus principais concorrentes da época como o Volkswagen Gol GTS/GTi, Ford Escort XR3 e Fiat Uno 1.5 R.
VEJA TAMBÉM:
Tudo começou em abril de 1989, quando finalmente a GM resolveu lançar no Brasil o Chevrolet Kadett, rompendo cinco anos da falta de lançamento de um carro novo para o mercado nacional.
O hatch também foi lançado nas versões SL, SL/E, todas elas com motor transversal, alimentado por um carburador de corpo duplo (herdado do Monza), na opção 1.8, além da citada GS, só com motor 2.0 que substituiu o Monza S/R.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
O Kadett das fotos possui 52 mil km e teve apenas dois donos em quase quatro décadas. O belo Kadett GS 1989, cinza escuro, à venda pela Fini Motors é um daqueles esportivos raízes que nos levam a uma viagem apaixonante aos célebres anos 1980.
Segundo o dono da loja, Maurício Gallis, o esportivo encontra-se em excelente estado de conservação e traz direção hidráulica, ar-condicionado, além dos indispensáveis retrovisores externos, vidros e travamento de portas com acionamento elétrico “É uma oportunidade para ter um carro muito bem cuidado, de segundo dono e com apenas 52 mil km rodados. É uma verdadeira raridade para quem aprecia este tipo de carro”, explica.
Computador de bordo e ar-condicionado

Imagem: Reprodução / Fini Motors
O motor 2.0 a álcool (hoje, etanol) “respira” por meio de carburador de corpo duplo e está em pleno funcionamento. São 110 cv de potência (a 5.600 rpm) e torque de 17,3 kgfm (a 3.000 rpm) que combinados ao câmbio manual de cinco marchas de relações mais curtas possibilitaram 171 km/h de velocidade final.
Já a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 11,2 segundos, de acordo com a fábrica. São dados que denunciavam seu peso de 1.100 kg, superior do que os “competidores” como o VW Gol GTi (997 kg) e GTS (960 kg).
Por outro lado, o consumo no combustível vegetal deixava a desejar, fazendo 6,6 Km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada. Outro ponto negativo estava na autonomia, considerando que o tanque tem capacidade para apenas 47 litros.
Devido às reclamações do consumo dos donos do Kadett GS, em 1990 a GM fez alterações no diferencial, deixando o mais longo, de 3,94:1 para 3,74:1. Outra mudança na linha foram os pneus que ficaram mais altos (185/65 R 14) e a opção da versão 2.0 gasolina, com 99 cv (declarados, para se encaixar na faixa tributária).
Motor do Monza

Imagem: Reprodução / Fini Motors
O Kadett GS 1989 da Fini Motors é todo original e é isso que realmente chama a atenção, principalmente para potenciais colecionadores. As belas rodas de alumínio de 14 polegadas com pneus 185/60 estão intactas e se destacam muito bem com a pintura cinza.
As saídas de ar no capô, para-choques pintados na cor da carroceria, aerofólio, spoiler lateral, teto-solar, defletor no limpador do para-brisa chamam a atenção da versão esportiva.
Por dentro, o volante esportivo de três raios ainda mantém a rugosidade da borracha e os famosos bancos da extinta Recaro alemã - famosa por equipar os esportivos Gol GTI e Escort XR3 - permanecem novos. Por tudo isso, o preço pedido é de R$ 45 mil, um valor até que justo em se tratando de um ícone prestes a valorizar no Brasil.
Uma curiosidade do Kadett GS foi a suspensão traseira regulada por meio de um sistema pneumático para “corrigir” o nivelamento da carroceria em caso de bagagens pesadas no porta-malas - nunca aplicado a um carro brasileiro. Este opcional funcionava através de bolsas de ar instaladas nos amortecedores que podiam ser calibradas em postos de gasolina, como um pneu.

Imagem: Reprodução/ Fini Motors