Chevrolet Kadett GS de 36 anos à venda acelera como novo; veja preço

Esportivo fabricado em 1989 rodou pouco e tem uma série de itens originais de fábrica
Chevrolet Kadett GS 1989

Chevrolet Kadett GS 1989 | Imagem: Reprodução/ Fini Motors

O Chevrolet Kadett em sua versão GS - Gran Sport - bem como a sucessora GSi - Gran Sport Injection - tem significado especial para os fanáticos dos esportivos da Chevrolet. Evoca esportividade, desempenho e acima de tudo, prazer ao dirigir, assim como os seus principais concorrentes da época como o Volkswagen Gol GTS/GTi, Ford Escort XR3 e Fiat Uno 1.5 R.

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Tudo começou em abril de 1989, quando finalmente a GM resolveu lançar no Brasil o Chevrolet Kadett, rompendo cinco anos da falta de lançamento de um carro novo para o mercado nacional.

O hatch também foi lançado nas versões SL, SL/E, todas elas com motor transversal, alimentado por um carburador de corpo duplo (herdado do Monza), na opção 1.8, além da citada GS, só com motor 2.0 que substituiu o Monza S/R.

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O Kadett das fotos possui 52 mil km e teve apenas dois donos em quase quatro décadas. O belo Kadett GS 1989, cinza escuro, à venda pela Fini Motors é um daqueles esportivos raízes que nos levam a uma viagem apaixonante aos célebres anos 1980.

Segundo o dono da loja, Maurício Gallis, o esportivo encontra-se em excelente estado de conservação e traz direção hidráulica, ar-condicionado, além dos indispensáveis retrovisores externos, vidros e travamento de portas com acionamento elétrico “É uma oportunidade para ter um carro muito bem cuidado, de segundo dono e com apenas 52 mil km rodados. É uma verdadeira raridade para quem aprecia este tipo de carro”, explica.

Computador de bordo e ar-condicionado

Chevrolet Kadett GS 1989
Chevrolet Kadett GS 1989 tem ar-condicionado, computador de bordo, volante com regulagem de altura, entre outros
Imagem: Reprodução / Fini Motors

O motor 2.0 a álcool (hoje, etanol) “respira” por meio de carburador de corpo duplo e está em pleno funcionamento. São 110 cv de potência (a 5.600 rpm) e torque de 17,3 kgfm (a 3.000 rpm) que combinados ao câmbio manual de cinco marchas de relações mais curtas possibilitaram 171 km/h de velocidade final.

Já a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 11,2 segundos, de acordo com a fábrica. São dados que denunciavam seu peso de 1.100 kg, superior do que os “competidores” como o VW Gol GTi (997 kg) e GTS (960 kg).

Por outro lado, o consumo no combustível vegetal deixava a desejar, fazendo 6,6 Km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada.  Outro ponto negativo estava na autonomia, considerando que o tanque tem capacidade para apenas 47 litros. 

Devido às reclamações do consumo dos donos do Kadett GS, em 1990 a GM fez alterações no diferencial, deixando o mais longo, de 3,94:1 para 3,74:1. Outra mudança na linha foram os pneus que ficaram mais altos (185/65 R 14) e a opção da versão 2.0 gasolina, com 99 cv (declarados, para se encaixar na faixa tributária).

Motor do Monza

Chevrolet Kadett GS 1989
Chevrolet Kadett GS 1989 do primeiro ano de produção, tem o mesmo motor 2.0 do Monza, que rende 110 cv
Imagem: Reprodução / Fini Motors

O Kadett GS 1989 da Fini Motors é todo original e é isso que realmente chama a atenção, principalmente para potenciais colecionadores. As belas rodas de alumínio de 14 polegadas com pneus 185/60 estão intactas e se destacam muito bem com a pintura cinza.

As saídas de ar no capô, para-choques pintados na cor da carroceria, aerofólio, spoiler lateral, teto-solar, defletor no limpador do para-brisa chamam a atenção da versão esportiva.

Por dentro, o volante esportivo de três raios ainda mantém a rugosidade da borracha e os famosos bancos da extinta Recaro alemã - famosa por equipar os esportivos Gol GTI e Escort XR3 - permanecem novos.  Por tudo isso, o preço pedido é de R$ 45 mil, um valor até que justo em se tratando de um ícone prestes a valorizar no Brasil.

Uma curiosidade do Kadett GS foi a suspensão traseira regulada por meio de um sistema pneumático para “corrigir” o nivelamento da carroceria em caso de bagagens pesadas no porta-malas - nunca aplicado a um carro brasileiro. Este opcional funcionava através de bolsas de ar instaladas nos amortecedores que podiam ser calibradas em postos de gasolina, como um pneu.

Chevrolet Kadett GS 1989
Chevrolet Kadett GS 1989 com luz de neblina traseira e lanternas com filetes são detalhes da versão esportiva
Imagem: Reprodução/ Fini Motors

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.