Chevrolet Groove: mexicanos avaliam SUV abaixo do Tracker

Modelo é baseado em projeto chinês e agrada pelo desempenho, mas acabamento poderia ser melhor
Chevrolet Groove

Chevrolet Groove | Imagem: Divulgação

A gama de SUVs da Chevrolet abrange três subsegmentos desta lucrativa categoria no Brasil. Atualmente, a empresa oferece os modelos Tracker, Equinox e Trailblazer, e poderia reforçar sua linha com o Groove.

Baseado em um projeto vendido na China, o carro ficaria abaixo do Tracker caso viesse para cá. Falamos na condicional porque as chances disso acontecer são pequenas.

Nossos colegas mexicanos, porém, já avaliaram o modelo que estreou por lá há pouco tempo. De cara, o Motorpasion destaca que o Groove tem um design “muito característico que imediatamente se liga a um produto desenvolvido na Ásia”.

Conhecido em seu país natal como Baojun 510, o carro até recebeu algumas mudanças visuais (especialmente na dianteira) para se aproximar do estilo dos modelos vendidos na América do Norte.

Menor do que o Tracker, mas espaçoso

No mercado mexicano o SUV é oferecido em duas versões de acabamento. Os jornalistas avaliaram a configuração topo de gama Premier, que traz itens como faróis e lanternas em LED, teto solar panorâmico e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Com 4,20 metros de comprimento, o Groove é 7 centímetros mais curto do que o Chevrolet Tracker. O Motorpasion diz que o design de linhas quadradas e a boa distância entre eixos “fazem com que a cabine tenha um espaço generoso”.

De acordo com a avaliação, “o espaço para as pernas é adequado e a posição de sentar é cômoda”. Já o porta-malas de 318 litros é bem grande para as dimensões do Groove, sendo equivalente ao de outros SUVs compactos vendidos aqui, como o Citroën C4 Cactus (que tem 320 litros).

Pacote interessante

Por dentro, o carro oferece um nível de acabamento “na média” do segmento, com plásticos duros e revestimento em material sintético. O Groove “não é referência na categoria, mas também não faz feio”, nas palavras dos mexicanos. Os jornalistas, porém, apontam que a unidade avaliada fazia alguns barulhos no interior.

Mesmo assim, o modelo tem um bom pacote de equipamentos. Há central multimídia com tela tátil de 8 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, que fica bem posicionada, “embora sua interface e funcionamento nem sempre são tão fluídos assim”. O carro ainda vem com ar-condicionado digital, modo Eco, entradas USB, teto panorâmico, regulagem elétrica dos espelhos retrovisores, sistema de som com 6 alto-falantes, coluna de direção com regulagem de altura (mas não de profundidade) e computador de bordo com tela monocromática.

Apesar de ser completo, os jornalistas notaram a ausência dos airbags laterais. Assim como no Brasil, a maioria dos SUVs compactos já oferecem as bolsas infláveis de fábrica - algo que não acontece no Groove vendido no México.

Feito para a cidade

Movido pelo motor 1.5 de 110 cv e com torque máximo de 14,9 kgfm, o Groove traz uma transmissão do tipo CVT. Durante a avaliação do Motorpasion, o SUV entregou uma condução bem suave, apesar de ter respostas um pouco demoradas quando se pisa até o fundo no acelerador.

Os jornalistas afirmam que são esses detalhes que “deixam claro que seu desenvolvimento aconteceu pensando no uso urbano em vez de estradas”. A suspensão tem calibragem bem acertada para pisos acidentados, enquanto a direção é leve e não transmite tanto as irregularidades do solo.

Em resumo, o Motorpasion definiu o Groove como uma opção interessante, apesar da falta de alguns equipamentos e o acabamento simplório. Por fim, os mexicanos ressaltam que, dependendo da configuração, o Tracker pode ser uma opção mais interessante por uma diferença de dinheiro não tão grande assim.

Chevrolet Groove
Chevrolet Groove
Imagem: Divulgação