Chevrolet e Volkswagen suspendem produção em algumas fábricas no Brasil

Devido à baixa demanda do setor, modelos como o Trailblazer, S10, T-Cross, Virtus, Polo e Saveiro terão produção interrompida por algum tempo
Chevrolet S10 2024

Chevrolet S10 2024 | Imagem: Divulgação

A Chevrolet e a Volkswagen anunciaram a paralisação temporária de suas fábricas no Brasil devido às baixas vendas no mercado. A General Motors (GM), fabricante dos veículos Chevrolet, e a Volkswagen informaram que as medidas são necessárias diante da estagnação nas vendas e da busca por adequação às demandas do setor.

Os incentivos dados pelo governo federal não foram suficientes para atrair mais consumidores e por isso a saída foi suspender a produção. Quando comparado ao ano de 2020, 2021 e 2022, as vendas dos veículos no Brasil apresentaram uma queda significativa, o que tem impactado diretamente as operações das montadoras.

Chevrolet TrailBlazer 2021
Chevrolet TrailBlazer 2021
Imagem: Divulgação

A fábrica da GM em São José dos Campos, responsável pela produção dos modelos Trailblazer e S10, passará por uma paralisação que afetará cerca de 1.200 trabalhadores. A medida terá início em 3 de julho e terá duração de até dez meses. Durante esse período, o segundo turno da empresa será suspenso, visando enfrentar a queda nas vendas de veículos.

Sugestão de Kleber Silva para o facelift do T-Cross inaugurando a linha 2023 do modelo
Sugestão de Kleber Silva para o facelift do T-Cross inaugurando a linha 2023 do modelo
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

De acordo com a Agência Brasil, a Volkswagen também enfrenta desafios no mercado brasileiro, levando à paralisação temporária de suas fábricas em diferentes unidades do país. A fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, onde é produzido o modelo T-Cross, já está com um turno em layoff desde o dia 5 de junho, e o outro turno ficará suspenso até sexta-feira (30), em regime de banco de horas.

Volkswagen Polo 2023
Volkswagen Polo 2023
Imagem: Divulgação

Além disso, a unidade de Taubaté, em São Paulo, responsável pelos modelos Polo Track e Novo Polo, teve os dois turnos de produção interrompidos desde o dia 26 de junho, também em regime de banco de horas. Já a fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo, também em São Paulo, que produz os modelos Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, passará por férias coletivas de dez dias a partir de 10 de julho.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Enquanto isso o governo liberou mais R$ 300 milhões de incentivo para que as marcas possam oferecer descontos para veículos de até 120 mil.