Chevrolet Cobalt e Spin estreiam melhorias na linha 2017
Modelos recebem uma ampla revisão no motor 1.8 e no conjunto de suspensão; saiba mais
A Chevrolet anunciou nesta sexta-feira (12) a chegada da linha 2017 do sedã Cobalt e da minivan Spin ao mercado, que, por sua vez, compartilham muitas novidades com o recém-lançado facelift para o Onix.
Cobalt 2017
O Cobalt trocou a assistência hidráulica para a direção pelo sistema elétrico para ajudar a reduzir o consumo de combustível. Já na parte dinâmica, a suspensão do sedã foi amplamente revista, com nova calibração de molas, amortecedores e batentes. A barra estabilizadora dianteira também é nova e altura do carro foi rebaixada em 10 mm, tudo para melhorar o comportamento dinâmico do modelo.
Segundo a Chevrolet, o Cobalt ficou 36 kg mais leve, a rigidez estrutural aumentou e ele ainda está 21% mais econômico. Assim como a suspensão, o motor 1.8, única opção para o modelo, passou por um banho de loja e traz agora um conjunto de pistões, bielas e anéis redesenhados, adoção de novo tipo de óleo (0W20), taxa de compressão revista e módulo eletrônico 40% mais rápido. Com etanol, o propulsor 1.8 passa a entregar 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque. Apesar das melhorias, nada do propulsor ganhar um cabeçote mais moderno. Ele conta apenas com 2 válvulas por cilindro e comando simples.
As opções com câmbio manual passam a contar com nova transmissão de 6 marchas com alerta para o melhor momento de troca no painel de instrumentos. A caixa automática, também de 6 velocidades, “ganhou comportamento mais suave”, destaca a Chevrolet.
Entre os equipamentos, a Chevrolet destaca a inclusão do OnStar com a função de diagnóstico também para as versões com câmbio manual. O modelo também conta com a nova geração da central multimídia MyLink, que é dotada dos softwares CarPlay (Apple) e Android Auto.
Além do OnStar, de série o Cobalt LTZ conta com painel com velocímetro digital, faróis de neblina com moldura cromada, sensor de estacionamento, computador de bordo, volante multifuncional, bancos com revestimento premium, encosto de braço em material “soft touch”, controle de cruzeiro, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, sistema OnStar e rodas de alumínio aro 16. Ele é tabelado em R$ 62.190 com a nova transmissão manual de 6 marchas e R$ 66.990 com câmbio automático.
A versão topo de linha Elite bancos com revestimento premium exclusivo, volante e encosto de braços com costura pespontada, frisos cromados nas saias laterais, sensores de chuva e crepuscular, além de rodas de alumínio com design exclusivo. Ela custa R$ 68.990 e só conta com transmissão automática.
Spin 2017
O monovolume ganhou praticamente as mesmas novidades introduzidas no Cobalt, como o motor e suspensão revistos e o OnStar de série em todas as versões. O Spin também foi rebaixado em 10 mm e perdeu 33 kg.
Um dos raros modelos com opção de 7 lugares e preço acessível, a Chevrole decidiu seguir a tendência do mercado e ampliou a oferta de versões e agora também pode ser encontrado na nova versão LS, de entrada, bem como a intermediária Advantage automática.
Um recurso encontrado em modelos mais caros, a Spin passa a contar a partir da linha 2017 com uma grade ativa para o radiador, composta por aletas na parte traseira da peça que bloqueiam a entrada de ar e reduzem o arrasto aerodinâmico. Quando o sistema de arrefecimento ou do ar-condicionado necessitam de um volume de ar maior, as aletas são abertas.
Segundo a Chevrolet, a Spin 2017 consegue percorrer 8,1 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, já o Cobalt entrega parciais de 8,3 km/l e 10,4 km/l, respectivamente, com o mesmo combustível. Confira abaixo os preços de cada uma das versões da Spin e o que elas trazem de série:
Spin 1.8 LS – R$ 57.990 - ar-condicionado, quadro de instrumentos com velocímetro digital, painel em dois tons, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem), airbag duplo, alarme e conjunto elétrico de vidros e travas com acionamento por controle remoto, além de faróis com máscara negra e adesivo de coluna, OnStar, quadro de instrumentos com bússola, indicador de mudança de marchas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmbio manual de seis marchas e grade ativa do radiador.
Spin 1.8 LT – R$ 61.490 – mesmos itens da LS mais rodas de liga aro 15, volante multifuncional com revestimento premium, sistema multimídia MyLink, rack de teto e retrovisor com botões OnStar.
Spin 1.8 Advantage Automático – R$ 66.690 – mesmos itens da LT mais epelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, acabamento de peças da carroceria em preto brilhante, rodas de liga escurecidas, lanternas fumê, faróis de neblina, computador de bordo, luzes individuais de leitura, cobertura do porta-malas, sensor de estacionamento traseiro, transmissão automática e controlador de velocidade de cruzeiro.
Spin 1.8 Activ Automático – R$ 69.990 – opção com visual aventureiro composto por para-choques preto com apliques prateados na parte inferior, molduras nos para-lamas, saias laterais, adesivos na soleira das portas, estepe na tampa traseira, porta-objetos no assoalho do porta-malas, lanternas escurecidas, rodas de alumínio aro 16, bancos com revestimentos em tecido especial e painel com acabamento exclusivo. Só há opção de automática.
Spin 1.8 LTZ – R$ 67.990 - acrescenta terceira fileira de bancos, capa dos retrovisores externos na cor do veículo, faróis com superfície interna escurecida “Dark Chrome”, maçanetas internas cromadas e rodas com desenho exclusivo. Nesta configuração o OnStar vem com o pacote completo (Exclusive), com serviços também de concierge e o de navegação.
Spin 1.8 LTZ Automático – R$ 71.990