Chevrolet Cobalt: do que os proprietários mais reclamam na internet

Apesar do histórico positivo, proprietários do sedã enfrentam dificuldades com a pintura, recall e sistema MyLink
Chevrolet Cobalt 2018

Chevrolet Cobalt 2018 | Imagem: Divulgação

O Chevrolet Cobalt é um sedã compacto que rapidamente se destacou no mercado automotivo brasileiro desde seu lançamento em 2012, por oferecer um bom espaço para passageiros e bagagens.

Mesmo que seu interior é predominantemente composto por plástico, a qualidade é boa e os encaixes bem-feitos. Ao longo dos anos, conquistou uma base fiel de consumidores, sendo reconhecido como uma escolha confiável e acessível no segmento de sedãs.

VEJA TAMBÉM:

 Renault Logan: do que os proprietários mais reclamam na internet

Honda City: do que os proprietários mais reclamam na internet

Embora o Chevrolet Cobalt seja geralmente considerado um carro confiável e de baixa manutenção, como atestam muitos relatos de proprietários satisfeitos, ele não está isento de problemas.

Os principais pontos que merecem atenção em relação ao Chevrolet Cobalt são a pintura, o recall e o sistema MyLink. Em plataformas especializadas em defesa do consumidor, as reclamações mais frequentes sobre o modelo estão relacionadas a esses aspectos. Comparado a outros carros da marca americana, as queixas sobre o Cobalt são menores.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Chevrolet Cobalt 2018
Chevrolet Cobalt tem porta-malas de 563 litros como um dos principais atraivos do sedã da GM
 Imagem: Divulgação

Reclamações dos donos do Chevrolet Cobalt

Pintura descascando

Em um caso por exemplo, um cliente relatou que, partes da pintura do carro começaram a descascar. Atualmente, as portas, lateral traseira, teto e capô estão completamente descascando.

A Chevrolet informou que é necessário levar o veículo para a equipe técnica realizar um diagnóstico e orçamento. Isso permitirá o acompanhamento do atendimento, para prestar o suporte necessário. 

Em mais um dos casos, um proprietário de um Chevrolet Cobalt 2015, na cor branca, relatou que seu veículo começou a apresentar um defeito na pintura. Após realizar pesquisas e consultar várias oficinas de pintura, foi informado de que se trata de um defeito na linha de fabricação do veículo.

Assim como na primeira reclamação, a Chevrolet informou que, é necessário levar o veículo para a equipe técnica realizar um diagnóstico e orçamento.

Em outro caso recente, um proprietário de um Chevrolet Cobalt 2017 relatou que a pintura nos acabamentos próximos aos vidros e porta-malas estão descascando. Ao levar o carro à concessionária, foi informado que muitos carros apresentaram o mesmo problema. O custo estimado para reparar a pintura é de, no mínimo, R$ 2500,00. O proprietário expressou sua indignação, destacando que cuida bem do carro e comparou com outro modelo que ele tem, cuja pintura permanece perfeita até hoje.

Em resposta à reclamação, a Chevrolet informou que o modelo Cobalt 2017 está fora do período de garantia, que neste caso, qualquer reparo necessário só poderá ser realizado mediante orçamento, conforme o seu Manual do Proprietário.

Em réplica, o consumidor disse que entende que o veículo está fora da garantia, mas afirma que o problema é realmente da fábrica e não é resultado de falta de cuidado. Ele observa que vários veículos do mesmo ano apresentaram problemas com a pintura, especialmente na cor branca.

Recall

Outro caso relato por proprietários do Chevrolet Cobalt envolve problemas com recall, as principais reclamações são de falta de peça.

Estava impossibilitado de transitar com meu veículo devido à falta de regularização do recall. A ausência de peças nas agências impediu que a substituição necessária fosse realizada. Embora o documento do carro estivesse pago, o recall não foi feito, resultando na indisponibilidade do documento e me impedindo de utilizar o veículo legalmente. ”

Na ocasião, o proprietário voltou à plataforma de defesa do consumidor e disse que felizmente a reclamação foi resolvida.

“Levei meu carro a uma concessionária para realizar o recall do tanque de combustível. Após o diagnóstico, foi constatado a necessidade de substituir o tanque completo, a atendente abriu a solicitação e depois não recebi nenhum retorno mais. Entrei em contato novamente e fui informado de que o pedido foi feito à Chevrolet, mas o novo tanque ainda não chegou pois está em falta.”, informou outro.

“Estou precisando fazer um recall no meu carro e entrei em contato com a concessionária onde me informaram que não tinham as peças necessárias. Disseram que iriam solicitar as peças, mas não me deram uma data de chegada nem um protocolo do atendimento. Estou com essa pendência, e a qualquer momento posso ter meu carro apreendido em uma blitz, mesmo com toda a documentação em dia.”, afirmou o proprietário. Posteriormente, o mesmo informou que o problema foi resolvido.

Chevrolet Cobalt 2019
Chevrolet Cobalt: alguns donos do sedã reclamam de ter constatado a pintura do carro descascando
 Imagem: Divulgação

Sistema MyLink

Em relação ao sistema MyLink, alguns donos reclamam da não projeção do Apple Car Play e Android Auto no sistema.

“Comprei esse carro e logo de cara vi que o Mylink é um mero rádio AM/FM. Não tem Android Auto, Bluetooth, Waze, nada. Então comprei um streaming box onde gastei R$ 700,00 para contornar este problema. Não gosto de gambiarras ou adaptações, porém me nego a pagar qualquer valor a mais para resolver algo que já deveria ter vindo de fábrica. ”, afirmou a proprietária que não teve seu problema resolvido.

“Comprei um Chevrolet Cobalt ltz 2016 e o USB não funciona, não reconhece entrada nehuma, nem com pendrive sendo que o carro é todo original equipado com o MyLink 2 gostaria de um retorno da empresa Chevrolet para resolver o problema sendo que sei que é comum este problema no som original do carro”, informou um segundo consumidor.

Na ocasião, a Chevrolet solicitou que o veículo fosse imobilizado em uma de suas concessionárias credenciadas para análise e diagnóstico.

Além disso, informou que devido ao veículo estar fora da garantia, qualquer tipo de ação de compra ou instalação de itens/peças deverão ser efetuadas mediante a orçamento, conforme Manual do Proprietário. O proprietário voltou à plataforma dizendo que a questão foi resolvida.

Em mais um dos registros, o proprietário de um Cobalt relatou que o MyLink não funciona por USB, impossibilitando o uso de recursos do Android Auto. “Já levei até a concessionária da minha cidade e o responsável testou com alguns celulares e disse que não saberia como resolver. Interessante que ele é o responsável pelo desbloqueio inicial quando o carro é adquirido. ”, informou.

Em reposta, a Chevrolet se colocou à disposição para verificar os pontos levantados, a fim de oferecer o melhor encaminhamento e solução.

Chevrolet Cobalt 2019
Chevrolet Cobalt tem bom nível de equipamentos, inclusive, central multimídia e cluster digital
Imagem: Divulgação