Chevrolet Cobalt chega em uma semana

Depois do novo sedã compacto será a vez da S10, Sonic e Cruze hatch

Chevrolet Cobalt, flagrado pelo leitor Alexandre Bertolli | Imagem: Alexandre Bertolli

A contagem regressiva para o lançamento da próxima novidade da Chevrolet começa nesta sexta-feira. Dentro de uma semana o Cobalt, um sedã compacto inédito, será lançado no Brasil e passa a atuar num nicho acima do Prisma e onde hoje o Logan, da Renault, o Fiesta Sedan, da Ford, e o Voyage, da VW, dominam.

Disponível apenas com motor 1.4 Econo.Flex, o Cobalt traz um visual de linhas retas e faróis e grades imensos, como mostram as fotos do leitor Alexandre Bertolli, que flagrou uma unidade de testes em São Paulo nesta semana.

O sedã assumirá o espaço hoje ocupado pelo Corsa Sedan e também servirá como alternativa aos clientes do Astra Sedan já que suas dimensões são generosas para o segmento compacto.

Mais um sedã

As novidades da Chevrolet, no entanto, não param por aí. Já em fevereiro de 2012 a montadora estreia outro produto aguardado, a nova picape S10. Ainda não é garantido, mas segundo informações obtidas pelo AUTOO, o nome pode continuar a ser usado em vez de trocado por Colorado, como ocorre no exterior. Ela chegará de uma vez com todas as versões possíveis: cabine simples e dupla, motores diesel e flex, e tração 4x2 e 4x4 – estratégia oposta a da Volks que distribuiu as versões da rival Amarok por vários anos.

No mês seguinte será a vez do Sonic, o compacto mundial da marca, que também virá ao país em ambas as versões, hatch e sedã. Ou seja, o Cobalt, que tem porte parecido, deve ocupar uma faixa abaixo do Sonic sedã. Este ficará encarregado de enfrentar o New Fiesta numa faixa de preços próxima de R$ 50 mil. Ambos serão importados nessa primeira fase já que a linha de montagem no Brasil ainda levará algum tempo para ficar pronta.

Em abril a versão hatch do Cruze substitui o impopular Vectra GT. Com mesmo motor e versões do sedã, lançado em setembro, o Cruze hatch tem a dura missão de enfrentar em 2012 o novo i30, que mesmo com IPI mais alto, tem tudo para seguir na liderança entre os modelos médios.

E ainda veremos pela frente Captiva reestilizado, novo Malibu, projetos Ônix e PM7, Blazer... Nada mal para quem estava sem novidades há bastante tempo.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis