Chevrolet Chevette Hatch S/R é o antigo de R$ 75 mil à espera de novo dono
Esportivo com tração traseira e câmbio manual tem itens exclusivos, mas faltou o principal
O Chevrolet Chevette foi vendido durante duas décadas acumulando mais de 1 milhão de unidades vendidas entre os anos em que foi produzido no Brasil, de 1973 a 1993. Uma que merece destaque é a rara configuração S/R (Sport Racing), combinada à carroceria hatch.
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Lançado em 1981, chegou a competir com nomes fortes na alta dos esportivo nacionais como VW Passat TS, Fiat 147 Rallye e Ford Corcel II GT. É desse modelo o achado que encontramos através da Lart, a nossa loja parceira e especializada em veículos raros e exóticos.
O exemplar prateado - o S/R também vinha na cor preta - está com todos os itens originais, incluindo a parte interna com o clássico tecido xadrez, fora o teto revestido em vinil preto que já compunha a reestilização da linha 1978 da configuração do sedã da Chevrolet.
Tecido xadrez e varios instrumentos
Imagem: Reprodução/ L´Art
Visualmente o destaque do esportivo da Chevrolet está nas faixas laterais preta, cinza e azul, rodas de alumínio, faróis auxiliares, spoiler dianteiro e aerofólio traseiro que reforçam a esportividade. Por dentro, o painel é completo com conta-giros, amperímetro, vacuômetro, relógio de horas, gasolina e temperatura.
Os bancos revestidos com tecido xadrez, bem como o volante original de quatro raios e manopla do câmbio estão em perfeito estado. O sistema de som é original e não traz assistência de fita cassete.
O motor que integra o S/R é o 1.6, principal novidade da linha. Abastecido com gasolina, não era um primor em desempenho, mas um alento ao 1.4 anterior. Em conjunto com a transmissão, com câmbio manual de 4 marchas, rendia a potência de 80 cv, responsável por empurrar seus 898 kg de peso total a 100 km/h em longínquos 16,55 segundos, ou 3 s mais rápido que o Chevette normal. Na velocidade final, dados e testes de época indicaram a máxima de 148 km/h, ou 10 km/h mais rápido.
Aos fãs e entusiastas do esportivo da Chevrolet, o preço pedido é de R$ 75 mil, uma quantia alta para a maioria de nós, mas como colecionável e raro que é, vale a clássica estratégia da oferta e da demanda. E aí, o que achou? Pagaria este valor?
A origem do projeto que sucedeu o Chevette
Imagem: Reprodução/ L´Art
909. Estes foram os números de um projeto da General Motors o qual, mais tarde, o público o conheceria como Chevrolet Chevette. A ideia de construir este automóvel que a GM o considerava como “veículo de passageiros de médio-pequeno porte” partiu ainda cedo, nos idos de 1962.
Porém, somente três anos depois, após uma forte pesquisa de mercado entre seus possíveis e futuros compradores, a GM anunciaria o seu próximo lançamento, investindo US$ 102 milhões. O montante incluiria uma nova fábrica de motores em São José dos Campos-SP, a duplicação da fundição, um novo setor de estamparia e também uma moderna linha de montagem.
Baseado no Opel Kadett, o Chevette foi um sucesso de vendas no seu segmento, graças às suas linhas modernas, além da durabilidade, eficiência e rapidez no trânsito.
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