Chevrolet Celta e outros 4 carros usados com preço de scooter Honda Elite 0 km
Grana curta? Esses hatches são a solução como meio de transporte econômico
Manter um carro zero-quilômetro ou mesmo seminovo no Brasil é uma missão para poucos, como sabemos. Impostos - o DPVAT vai voltar em 2025 como SPVAT - e o custo do combustível são o maior vilão no bolso do brasileiro.
VEJA TAMBÉM:
E por que não pensar nos velhinhos, aqueles veículos fabricados há mais de 20 anos que, dependendo do estado, é isento do incompreensível IPVA?
São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Acre (AC), Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) são algumas localidades onde há a isenção da tributação.
Se fizer sentido para você, listamos cinco hatches populares que têm o preço de uma Honda Elite 125 0 km, que hoje é vendida por R$ 13 mil. Acompanhe os modelos.
1- Ford Fiesta
Imagem: Divulgação
O Ford Fiesta chegou importado da Espanha em 1995, mas foi nacionalizado a partir de 1996 como substituto do Escort Hobby que já demonstrava sinais de cansaço. Totalmente renovado, contou com mais opções de motor. A mais simples contava com motor Endura 1.0 de 53 cv, acompanhado do câmbio de cinco marchas.
A maior mudança ocorreu em 2000, com nova frente e motor Zetec Rocam 1.0 de 65 cv que deu mais fôlego ao compacto da Ford. A versão de entrada passou a se chamar GL. Oferecido com duas ou quatro portas, esta geração do Ford Fiesta durou até 2001.
2- Fiat Palio
Imagem: Divulgação
O Palio surgiu em 1996 como um possível substituto do Uno - o que não aconteceu - e vinha nas versões de entrada (ED, só com duas portas e EDX, com duas e quatro portas), já eram referência em conforto dos bancos e acabamento caprichado com forros de tecido nas portas (EDX). Ambas as opções traziam motorização 1.0 de 61 cv associada à caixa manual de cinco posições.
Econômico, com peças baratas e fácil de manter, o popular da Fiat foi responsável por um dos modelos de grande sucesso no Brasil e até hoje é um dos usados mais vendidos junto com o Volkswagen Gol.
3- Volkswagen Gol
Imagem: Divulgação
Assim como o Fusca, o Volkswagen Gol é muito querido entre os brasileiros e atrai uma legião de admiradores até hoje. Afinal, são mais de 40 anos de história e que deixou muitos fãs inconsoláveis com o seu fim de produção, no final de 2022.
Com R$ 13 mil, as unidades mais fáceis de achar são até o ano 2000, caso da G3, com propulsor a gasolina 1.0 de 57 cv, sempre na companhia do câmbio manual, de cinco marchas. Assim como o Palio, o Gol tem várias agências autorizadas e no mercado de reposição paralelo, as peças são baratas e fáceis de achar.
4- Renault Clio
Imagem: Divulgação
Lançada no final de 1999, a segunda geração do Renault Clio passou a ser fabricada no Brasil, mais precisamente em São José dos Pinhais (PR). As versões mais populares são a RL e a RN que vinham com motor 1.0 8V de 59 cv, mas que a partir do ano 2000, passaram a vir com novos propulsores 1.0 16V de 70 cv.
O grande atrativo são os seus equipamentos e nível de acabamento. Mesmo nas primeiras versões mais simples como a RL, por exemplo, o Clio já trazia duplo airbag de série, barra de proteção nas portas, cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para os quatro ocupantes.
5- Chevrolet Celta
Imagem: Divulgação
O Chevrolet Celta surgiu em 2000 com a proposta de ser um carro de entrada econômico e barato. Para isso, a empresa foi buscar inspiração no Corsa, lançado no Brasil em 1994 que emprestou além da plataforma, o conjunto motriz. O Celta estreou com o motor a gasolina 1.0 e o câmbio manual de cinco marchas que juntos eram responsáveis pela potência de 60 cv.
No ano de 2002, o Celta passou a ser oferecido com quatro portas e motor 1.0 VHC (Very High Compression) que na prática rendeu até 10 cv extras em relação ao primeiro.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.