Chevrolet Celta e outros 4 carros usados com preço de scooter Honda Elite 0 km

Grana curta? Esses hatches são a solução como meio de transporte econômico
Chevrolet Celta

Chevrolet Celta | Imagem: Divulgação

Manter um carro zero-quilômetro ou mesmo seminovo no Brasil é uma missão para poucos, como sabemos. Impostos - o DPVAT vai voltar em 2025 como SPVAT - e o custo do combustível são o maior vilão no bolso do brasileiro. 

VEJA TAMBÉM:

E por que não pensar nos velhinhos, aqueles veículos fabricados há mais de 20 anos que, dependendo do estado, é isento do incompreensível IPVA?

São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Acre (AC), Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) são algumas localidades onde há a isenção da tributação.

Se fizer sentido para você, listamos cinco hatches populares que têm o preço de uma Honda Elite 125 0 km, que hoje é vendida por R$ 13 mil. Acompanhe os modelos.

1- Ford Fiesta

Ford Fiesta
Ford Fiesta da primeira leva que foi fabricada no Brasil vem com motor 1.0 Endura, com comando lateral
Imagem: Divulgação

O Ford Fiesta chegou importado da Espanha em 1995, mas foi nacionalizado a partir de 1996 como substituto do Escort Hobby que já demonstrava sinais de cansaço. Totalmente renovado, contou com mais opções de motor. A mais simples contava com motor Endura 1.0 de 53 cv, acompanhado do câmbio de cinco marchas.

A maior mudança ocorreu em 2000, com nova frente e motor Zetec Rocam 1.0 de 65 cv que deu mais fôlego ao compacto da Ford. A versão de entrada passou a se chamar GL. Oferecido com duas ou quatro portas, esta geração do Ford Fiesta durou até 2001.

2- Fiat Palio

Em 1996, o Fiat Palio foi o primeiro 1.0 nacional a oferecer airbag e ABS
Em 1996, o Fiat Palio foi o primeiro 1.0 nacional a oferecer airbag e ABS
Imagem: Divulgação

O Palio surgiu em 1996 como um possível substituto do Uno - o que não aconteceu - e vinha nas versões de entrada (ED, só com duas portas e EDX, com duas e quatro portas), já eram referência em conforto dos bancos e acabamento caprichado com forros de tecido nas portas (EDX). Ambas as opções traziam motorização 1.0 de 61 cv associada à caixa manual de cinco posições. 

Econômico, com peças baratas e fácil de manter, o popular da Fiat foi responsável por um dos modelos de grande sucesso no Brasil e até hoje é um dos usados mais vendidos junto com o Volkswagen Gol.

3- Volkswagen Gol

Volkswagen Gol G3
Volkswagen Gol G3 do ano 2000 pode ser encontrado na faixa de R$ 13 mil nas versões mais simples
Imagem: Divulgação

Assim como o Fusca, o Volkswagen Gol é muito querido entre os brasileiros e atrai uma legião de admiradores até hoje. Afinal, são mais de 40 anos de história e que deixou muitos fãs inconsoláveis com o seu fim de produção, no final de 2022.

Com R$ 13 mil, as unidades mais fáceis de achar são até o ano 2000, caso da G3, com propulsor a gasolina 1.0 de 57 cv, sempre na companhia do câmbio manual, de cinco marchas. Assim como o Palio, o Gol tem várias agências autorizadas e no mercado de reposição paralelo, as peças são baratas e fáceis de achar.

4- Renault Clio 

Renault Clio 2000
Renault Clio 2000 também pode ser encontrado com preço de scooter, com duplo air bag
Imagem: Divulgação

Lançada no final de 1999, a segunda geração do Renault Clio passou a ser fabricada no Brasil, mais precisamente em São José dos Pinhais (PR). As versões mais populares são a RL e a RN que vinham com motor 1.0 8V de 59 cv, mas que a partir do ano 2000, passaram a vir com novos propulsores 1.0 16V de 70 cv.

O grande atrativo são os seus equipamentos e nível de acabamento. Mesmo nas primeiras versões mais simples como a RL, por exemplo, o Clio já trazia duplo airbag de série, barra de proteção nas portas, cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para os quatro ocupantes.

5- Chevrolet Celta

Chevrolet Celta
Chevrolet Celta do início dos anos 2000 é um exemplo de carro econômico e que pesa pouco no bolso
Imagem: Divulgação

O Chevrolet Celta surgiu em 2000 com a proposta de ser um carro de entrada econômico e barato. Para isso, a empresa foi buscar inspiração no Corsa, lançado no Brasil em 1994 que emprestou além da plataforma, o conjunto motriz. O Celta estreou com o motor a gasolina 1.0 e o câmbio manual de cinco marchas que juntos eram responsáveis pela potência de 60 cv. 

No ano de 2002, o Celta passou a ser oferecido com quatro portas e motor 1.0 VHC (Very High Compression) que na prática rendeu até 10 cv extras em relação ao primeiro.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

 

 

 

Chevrolet Celta

Chevrolet Celta

Em 1996, o Fiat Palio foi o primeiro 1.0 nacional a oferecer airbag e ABS

Em 1996, o Fiat Palio foi o primeiro 1.0 nacional a oferecer airbag e ABS

Chevrolet Celta

Chevrolet Celta

Ford Fiesta

Ford Fiesta

Volkswagen Gol G3

Volkswagen Gol G3

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.