Chevrolet Camaro completa 10 anos no mercado brasileiro
Segundo a fabricante, modelo soma 6,5 mil unidades vendidas no país até o momento
Tradicional muscle car norte-americano, o Chevrolet Camaro comemora uma década à venda no mercado brasileiro. Segundo dados da fabricante, ao todo o esportiva soma 6,5 mil unidades comercializadas no país ao longo desse período, com a variante conversível respondendo por um quarto das vendas.
O Camaro chegou ao Brasil em 2010 em sua quinta geração. Em 2014, o modelo passou por uma atualização de estilo, conteúdo e mecânica. Estreava ainda a versão conversível no país. A grade frontal ficou maior para favorecer o fluxo de ar do motor V8 de 406 cv, a direção passou a ser elétrica e o painel adicionava a central multimídia MyLink.
Em 2016, estreou por aqui a sexta geração do esportivo, com uma nova plataforma e motor V8 de 461 cv. A evolução na arquitetura também colaborou para elevar o patamar dinâmico do Camaro. Ao mesmo tempo acontecia a comemoração do 50º aniversário do modelo nos Estados Unidos e, para a celebração, foi produzido um lote especial da série Fifty. Apenas 100 unidades vieram para o Brasil.
Já em 2018 estreou por aqui o facelift baseado na sexta geração, com novo visual, mais tecnologias de segurança, conforto e performance e, tecnicamente, um grande salto foi a inclusão da inédita transmissão automática de 10 marchas. O modelo também ganhou os sistemas de controle de largada e de aquecimento dos pneus traseiros.
Atualmente o Camaro é vendido no Brasil exclusivamente na configuração SS, equipada com motor 6.2 V8 de 461 cavalos de potência e 62,9 kgfm de torque, transmissão de dez marchas com a função "launch control", freios da marca Brembo, além de diferentes modos de condução, incluindo uma apropriada para autódromos. Nela, diversos parâmetros de performance do carro são otimizados para que o motorista tenha realmente uma experiência única ao volante. Itens como head-up display, alertas de segurança e bancos dianteiros com sistema de aquecimento e refrigeração também fazem parte do pacote.
História
O Camaro foi apresentado em 1966, já como modelo 67, e começou a ser vendido nos Estados Unidos em setembro do mesmo ano. Tinha oito diferentes opções de motor. Duas delas eram seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de 3.8 litros e chegavam até 7.0 litros. O modelo era comercializado em três diferentes versões: RS, SS e Z28. Em seu primeiro ano de vida, o Camaro vendeu mais de 100 mil unidades. Esta geração foi vendida até 1969, totalizando quase 270 mil esportivos comercializados em apenas três anos. Um verdadeiro sucesso.
A segunda geração chegou em fevereiro de 1970 e foi produzida até 1981. Ela chegava com um novo visual, ainda mais marcante para a época, que ainda receberia alterações estéticas nos modelos 1974 e 1978. Em relação a primeira geração, o Camaro foi fortemente remodelado, ficando maior e com um novo estilo. O esportivo ainda era vendido nas três diferentes versões. Mas a Z28 foi descontinuada com o ápice da crise do petróleo, no final de 1974, mas voltou com força total em 1977.
Em janeiro de 1982, a Chevrolet apresentava a terceira geração do Camaro. Mais uma vez o carro foi totalmente remodelado, porém trazia linhas mais quadradas e futuristas, inaugurando também a era dos motores com injeção eletrônica de combustível. Além de mais moderno, o Camaro também passou por um bom regime: ficava 227 kg mais leve que o modelo anterior.
O ano de 1992 foi o último da terceira geração do Camaro. E também marcava o aniversário de 25 anos de modelo. Com isso, a Chevrolet produziu a 25th Anniversary Heritage Edition, com detalhes de aparência exclusivos. Além disso, todos os modelos produzidos naquele ano receberam o emblema alusivo à comemoração no painel de instrumentos.
A quarta geração começou a ser vendida em 1993. Mantinha a mesma filosofia do Camaro de primeira geração, lançada em 1967: um cupê com 4 lugares, motor dianteiro e tração traseira. A novidade, além da adoção de linhas mais arredondadas, foi o lançamento da versão conversível, em 1994. O Camaro esteve em produção até 2002, marcando 35 anos de produção contínua.
Em 2006, a Chevrolet apresentou no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, um aclamado conceito, batizado de Camaro. Seu sucesso mundo a fora foi tão grande que a marca anunciaria, meses depois, o início de sua produção, prevista para meados de 2008. Dois anos mais tarde, era apresentada a versão de produção do superesportivo, que passou a ser exportada para diversos mercado, incluindo o Brasil.