Chevrolet alcança 8 SUVs no México: algum virá para o Brasil?
Portfólio da marca no país norte-americano compreende todos os segmentos da categoria
A GM confirmou nesta quarta-feira (16) que vai oferecer o Chevrolet Groove também no mercado mexicano a partir do quarto trimestre deste ano. A novidade se tornará o oitavo SUV que a marca norte-americana vai comercializar no país norte-americano, tornando-se o modelo de entrada da Chevrolet no segmento.
Com o anúncio, a gama de SUVs da Chevrolet torna-se completa no país vizinho, com representantes em praticamente todos os tamanhos de utilitários esportivos. Começando pelo Groove, o portfólio da Chevrolet no México contempla ainda o Tracker, Captiva, Equinox, Blazer, Traverse, Tahoe e Suburban.
O que poderia ser aproveitado no Brasil?
É interessante ficarmos de olho nas movimentações da GM no México uma vez que, levando em consideração as semelhanças econômicas do país com o mercado brasileiro, parte da estratégia que a fabricante pode desenhar por lá também poderia ser replicada por aqui.
Do vasto portfólio que a Chevrolet comercializa no México, já encontramos por aqui o Equinox, inclusive importado de lá para o Brasil, bem como o Tracker, produzido em São Caetano do Sul (SP) a partir de sua geração mais recente.
Dois modelos da gama de SUVs da Chevrolet no México fariam sentido por aqui, no caso o Captiva e o Groove.
Começando pelo Chevrolet Captiva, o modelo é mais um produto desenvolvido pela joint venture SAIC-GM-Wuling, a mesma responsável pela plataforma GEM que hoje sustenta os projetos das gamas Onix e Tracker.
Criado para mercados emergentes, portanto com a premissa de oferecer custo-benefício competitivo, o Chevrolet Captiva conta com opções de 5 e 7 lugares.
Segmento que vai crescer aqui no Brasil, um utilitário esportivo de maior porte com três fileiras de assentos certamente seria uma inclusão relevante na gama Chevrolet. Hoje encontramos como opções de modelos com essa proposta no país o Volkswagen Tiguan Allspace, o CAOA Chery Tiggo 8 e, até o fim do ano, o Jeep Commander será uma importante adição na categoria.
Outro modelo que também vale a pena ficarmos de olho é o Chevrolet Groove. Desenvolvido na China, ele tem porte semelhante ao Tracker, porém sua concepção é voltada ao baixo custo. Ele seria, portanto, uma alternativa ao VW Nivus e os futuros Fiat Pulse e Citroën C3. Entre os diferenciais do Groove figura a cabine espaçosa, o que faria dele uma opção interessante para quem deseja um SUV de menor porte, mas sem abrir mão do conforto.
Chances remotas
No longínquo Salão de São Paulo 2008 a GM até importou e exibiu um Chevrolet Traverse no seu estande para avaliar a receptividade do público para o modelo.
O modelo traz diferenciais relevantes, como os 7 lugares, contudo tanto ele quanto o Chevrolet Blazer dificilmente seriam escolhidos para o mercado brasileiro por conta do projeto mais sofisticado, o que implica em preços mais elevados, bem como a produção limitada aos EUA no caso do Traverse. O Blazer é produzido no México, entretanto o Equinox parece ser a escolha mais consolidada da Chevrolet para o segmento no Brasil.
Já os modelos de porte grande, no caso o Chevrolet Tahoe e o irmão Chevrolet Suburban dificilmente chegariam por aqui em especial por conta da faixa de preço mais elevada em que atuam. Somente se a questão cambial se tornasse mais favorável por aqui, bem como a GM enxergasse um potencial a ser explorado em termos de demanda dos consumidores brasileiros, é que a importação da dupla seria algo viável para a montadora.
De qualquer forma, dentro do segmento de SUVs e crossovers por parte da GM aqui no Brasil, o que temos de mais concreto são informações de bastidores dando conta de que a empresa vai investir na produção de um novo modelo com 7 lugares em nosso país. Tudo leva a crer que trata-se do sucessor do Chevrolet Spin, muito provavelmente baseado no Chevrolet Orlando vendido na China e que é um irmão de plataforma de Onix e Tracker.