Chery Tiggo e outros usados chineses por menos de R$ 40 mil para se aventurar
Eles são baratos, bem equipados e espaçosos, mas devem em pós-vendas e escassez de peças
Os carros chineses estão aí - seja para inglês ver ou não - mas alguns deles ficaram em nossas memórias. Quem não se lembra do versátil Towner usado para vender sanduíches ou do espaçoso JAC J6 com capacidade para até sete pessoas e que tinha como garoto-propaganda o Faustão?
VEJA TAMBÉM:
- A corrida das marcas chinesas: quem está na frente? BYD, GWM ou CAOA Chery?
- Buscas por carros de marcas chinesas disparam em dois anos; veja ranking
Com um pouco de sorte e paciência, se estiverem com a mecânica em dia, estes chineses ainda podem ser boas opções por menos de R$ 40 mil. Confira abaixo 5 exemplos deles, que chegaram ao Brasil na década passada.
1- Hafei Towner
Imagem: Divulgação
A Towner fez muito sucesso no Brasil nos anos 1993 e 1999 através da sul-coreana Asia Motors que ficou conhecida por importar a Besta. A Towner, famosa por ter seu nome associado aos vendedores de hot dogs, só voltaria em 2008, por meio da chinesa Hafei.
Como uma das poucas minivans, a Hafei Towner comporta até 8 passageiros. Apesar disso, seu desempenho é fraco, levando em conta que o motor é um 1.0 de parcos 48 cv. Assim como o modelo original, o da Hafei também trazia as versões Furgão e Pick-up, esta última com opção de cabine dupla.
- Preço médio: 25,8 mil
2- JAC J6
Imagem: Divulgação
O JAC J6 tem capacidade para transportar até sete passageiros contando com o motorista. Fabricado na China, por aqui as importações começaram a partir de 2011, inicialmente com motor 2.0 16V só a gasolina que rendia bons 136 cv de potência.
A versão 2.0 flex que desenvolvia 160 cv rodando com etanol e 155 cv abastecido com gasolina só chegaria em 2014, dois anos antes da minivan deixar de ser importada. Para quem gosta de um veículo bem equipado, sem se importar com a rede restrita de autorizadas da JAC, o J6 é um prato cheio.
- Preço médio: R$ 28 mil
3- Geely EC7
Imagem: Divulgação
Com presença ainda mais tímida no Brasil, a Geely - dona da Volvo - só ficou no Brasil por dois anos devido a fraca demanda e a alta do dólar, assim como ocorreu com as demais chinesas, como a Hafei e Lifan. A JAC e a Chery (Caoa Chery) ainda mantêm seus negócios no Brasil.
Além do hatch compacto GC2, a marca trouxe o sedã EC7 que traz como destaques vasta lista de equipamentos de série, ótimo espaço interno e excelente porta-malas de 670 litros. O motor é o 1.8 16V de 130 cv. Assim como os demais chineses da lista, trazia pontos negativos; entre eles o isolamento acústico ineficiente e escassez de peças.
- Preço médio: 28 mil
4- Lifan X60
Imagem: Divulgação
Concorrente direto do Chery Tiggo, o Lifan X60 chegou em 2013, e, assim como seu conterrâneo, também vinha montado do Uruguai em esquema de CKD (Completely Knock-Down; ou traduzindo, completamente desmontado) com peças chinesas. Entre os concorrentes, Hyundai Tucson e Renault Duster.
O motor 1.8 16V apesar de render 128 cv, está mais adepto para quem precisa rodar na cidade, mas na estrada, o desempenho deixa a desejar, de acordo com o depoimento de alguns jornalistas que o testaram em seu lançamento.
- Preço médio: 35.9 mil
5- Chery Tiggo
Imagem: Divulgação
O Chery Tiggo chegou em 2009 com a proposta de ser um SUV compacto espaçoso e completo de fábrica. Aliás, um adendo, ele foi o primeiro SUV chinês no Brasil. Chegou em versão única, com motor de 2.0 litros a gasolina, 135 cv de potência, em sempre em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas, mas a partir de 2014, passou a ser oferecido com transmissão automática de quatro velocidades.
Entre os elogios feitos na época pela imprensa estavam o ótimo espaço interno, o bom nível de equipamentos de série, incluindo apenas bancos em couro como opcional.
- Preço médio: 38.9 mil
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter