Chery quer produzir motor turbo no Brasil
Vice-presidente da marca, Luis Curi, confirma plano de fábrica de motores em Jacareí (SP)
A Chery está acelerando seus passos no Brasil. Luis Curi, vice-presidente da marca no Brasil, confirmou durante workshop do Automotive Business, que o grupo vai investir também em uma fábrica de motores em Jacareí (SP), na mesma cidade onde será instalada a primeira fábrica de veículos da montadora no País.
Segundo Curi, a planta de motores vai consumir US$ 130 milhões e as operações estão previstas para começar em janeiro. A fábrica de propulsores já estava nos planos da marca chinesa, mas o plano foi adiantado devido às exigências do Inovar Auto.
Veja mais: Chery confirma carro exclusivo para o Brasil
Em contato com o AUTOO, Carlos Eduardo Lourenço, diretor de marketing da Chery no Brasil, confirmou que a fábrica vai produzir os motores 1.0 e 1.5, ambos aspirados e já com sistema flex. “O motor 1.0 Turbo com sistema stop/start também é uma possibilidade, mas ainda não batemos o martelo”, contou. “Esses motores serão aplicados primeiro nos veículos com os quais já trabalhamos no Brasil, no caso o QQ e o Celer, que também serão produzidos em Jacareí”, revelou o executivo.
A linha de montagem de automóveis da Chery no Brasil tem inauguração prevista para julho de 2014. Já a unidade para motores deve ser concluída até o final do próximo ano.
Lourenço ainda revelou que a Chery está trabalhando na reformulação de sua rede de concessionários e, quando a fábrica for inaugurada, haverá um processo de expansão no número de lojas. Quanto ao lançamento de novos produtos o executivo foi categórico: “o foco agora não é esse, temos outras prioridades antes de investir na ampliação do portfólio. A imprensa andou publicando que vamos lançar o Tiggo5 no Brasil em 2014, mas isso não é verdade. Esse plano ainda está em fase embrionária”, concluiu.
Veja mais: Chery lança novo Tiggo na China