Chery promete novo QQ para março e Celer nacional para abril
Compactos serão fabricados no Brasil na nova unidade de Jacareí, no interior de São Paulo, ratificando posto de maior montadora chinesa no país
A Chery anunciou nesta quinta-feira, 12, que o compacto Celer já está sendo fabricado no Brasil desde a semana passada. O modelo, reestilizado e nas versões hatch e sedã, no entanto, chegará às lojas da marca chinesa apenas em abril – antes disso, a Chery promete lançar o novo QQ no mercado, ainda importado da China.
A fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo, foi oficialmente inaugurada em agosto, porém, nesses seis meses foram feitos apenas testes de produção e treinamento dos funcionários – em número de 500 atualmente. Assim mesmo, a montadora promete terminar 2015 com 30 mil unidades fabricadas em solo nacional.
O otimismo tem a ver com a produção local de outros modelos este ano, o próprio QQ, que entra em linha no segundo semestre, e o SUV Tiggo 5, ambos mostrados no Salão do Automóvel.
Maior montadora chinesa no Brasil
Apesar de ser uma das primeiras marcas chinesas a desembarcar no Brasil, em 2009, a Chery teve um início conturbado, com problemas de qualidade e descontinuação de alguns modelos de forma abrupta. Por outro lado, o projeto da fábrica nacional seguiu conforme planejado e, com isso, a empresa larga na dianteira em relação às suas rivais.
A marca vem de um ano positivo em 2014 quando pela primeira vez assumiu a posição de maior marca chinesa no país com cerca de 9,5 mil emplacamentos.