Chery Omoda 5: conheça o rival do Jeep Compass já em testes no Brasil
Modelo aposta no visual arrojado e estreia uma nova família de modelos dentro do portfólio da marca chinesa
Em junho deste ano, a Chery iniciou a pré-venda do Omoda 5 em seu país-sede e agora prepara-se para começar a oferta do SUV intermediário também em outros mercados ao redor do mundo.
O modelo demanda nossa total atenção, uma vez que já foi flagrado em testes no Brasil e deverá ser uma peça-chave dentro da nova estratégia da CAOA Chery por aqui.
Mas qual deverá ser o posicionamento do Omoda 5 no Brasil e quais são os seus diferenciais para atuar em um segmento cada vez mais agitado?
Segundo as informações já conhecidas sobre o Omoda 5 na China, a novidade é um SUV de porte intermediário, contando com 4,40 m de comprimento, 1,83 m de largura e 2,63 m de entre-eixos. Trata-se, portanto, de medidas semelhantes ao que Jeep Compass e Toyota Corolla Cross entregam.
Desde a estreia do Jeep Compass no país, o segmento em questão contou com uma excelente aceitação no Brasil, não por acaso motivando diversas marcas a desenvolverem produtos específicos para a categoria.
Esses SUVs com tamanho por volta de 4,40 m e 4,50 m também caíram no gosto do público em diferentes mercados, não por acaso motivando a Honda a investir no ZR-V, por exemplo.
Além do porte na medida certa, o Omoda 5, como fica claro nas fotos, não economizou na ousadia em seu design.
Com uma grade dianteira sem bordas, as laterais exibindo vincos bem definidos, além dos conjunto ópticos dianteiro e traseiro arrojados, o Omoda 5 certamente está longe de ser um SUV sem personalidade.
Por dentro, o modelo aposta no painel superior composto por duas telas unificadas, além de linha horizontais para realçar a largura da cabine e também garantir um interior sofisticado.
Na China, o Omoda 5 foi apresentado com sete versões, sendo que seu catálogo de entrada já é substancialmente bem equipado. De série o SUV conta com Wi-Fi embarcado, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma, teto solar panorâmico, bancos dianteiro com aquecimento e ventilação, câmeras 360º, entre outros.
Inicialmente o Omoda 5 foi lançado com as opções dos motores 1.5 e 1.6, ambos turbo, mas a marca já adianta que as opções híbrida e totalmente elétrica estão a caminho.
Vale lembrar que a CAOA Chery oferecerá apenas modelos eletrificados no país a partir do ano que vem, portanto basta apenas aguardar as opções eletrificadas do Omoda 5 para viabilizar sua oferta por aqui.
Considerando que a fábrica da CAOA Chery em Jacareí (SP) só deverá voltar a operar em 2025, nos resta aguardar para saber se as avaliações locais do Omoda 5 ocorrem de olho na nacionalização do modelo quando a planta no interior paulista for reaberta ou a empresa poderá ofertar o modelo inicialmente como importado.
De todo modo, a gama Omoda foi pensada para oferecer um nível de acabamento e proposta superiores em relação aos produtos da gama Tiggo, o que torna o projeto interessante para tornar a marca mais competitiva frente aos SUVs intermediários nacionais.
Claro que, tudo isso a conferir quando o representante da gama Omoda chegar ao nosso mercado. Infelizmente, até o momento, não temos uma previsão exata de quando isso poderá ocorrer.