Chega em maio: Conheça 10 fatos curiosos sobre o novo Volvo EX30
SUV elétrico pode rodar até 338 km com carga completa de 8 horas de carregamento em casa
Após o anúncio da pré-venda do novo SUV compacto EX30 da Volvo para o Brasil, feito em setembro do ano passado, as primeiras unidades estão prestes a serem lançadas oficialmente.
VEJA TAMBÉM:
- Avaliação: Volvo XC40, o SUV premium elétrico "baratinho"
- Volvo lança a EM90, primeira minivan elétrica da marca sueca
Enquanto as primeiras entregas não chegam, o que vai acontecer em maio, acompanhe a seguir 10 fatos curiosos e cruciais para o aumento da participação no mercado mundial de carros 100% elétricos.
Premiação
Recentemente, o EX30 recebeu o título de carro urbano mundial “World Urban Car 2024” durante o Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque. Além disso, já ganhou prêmios como “Sun Car of the Year”, realizado pelo jornal inglês The Sun; “Small SUV/Crossover of the Year”, do Sunday Times e “Eco Warrior of the Year”, do Top Gear - ambos também ingleses.
Cores e acabamentos sustentáveis
De acordo com o site da fabricante, são cinco cores disponíveis para venda. Entre elas a azul (Cold Blue), amarela (Moss Yellow), cinza (Vapor Grey), preta (Onix Black) e branca (Cristal White). Por dentro, são quatro opções de acabamentos como Breeze, Mist, Pine e Indigo todas com a combinação de elementos renováveis.
Menor carro da Volvo
Feito sob a plataforma SEA desenvolvida pela Geely, o EX30 é o menor SUV elétrico da marca. São 4,23 metros de comprimento, 155 m de altura, 1,83 m de largura e 2,65 m de entre-eixos. Muito bem distribuído nessas dimensões está o porta-malas que comporta 320 litros.
Motorização
São dois tipos: Single Motor e Single Motor Extended Range (276 cv e 35 kgfm). O 0-100 km/h é feito em 5,7 e 5,3 segundos, nessa ordem. Outra diferença está na bateria com capacidades de 51 kWh (com autonomia de 250 km) e 69 kWh (338 km) e tempo de carregamento, 6 e 8 horas em tomadas domésticas.
Produção chinesa
Produzido na China, o SUV compacto está sendo fabricado na China, e seu projeto foi todo desenvolvido em parceria com a dona da marca Volvo, a chinesa Geely, marca que chegou a vender alguns carros no Brasil como o hatch GC2 e o sedã EC7.
Crescimento da marca
Em março, a Volvo bateu o recorde de vendas no mercado global com a soma de nada mais de 78.970 unidades, ou seja, um aumento de 25% comparado ao mesmo período do ano passado. O EX30 contribuiu significativamente para o aumento geral das vendas.
Capacidade de produção global
Para atender o mercado mundial, a Volvo anunciou no final do ano passado que vai construir o novo Volvo EX30 totalmente elétrico na sua fábrica de Ghent, na Bélgica, a partir de 2025. Com essa estratégia, a marca sueca pretende atender a alta demanda no mercado europeu por carros cada vez mais sustentáveis.
Metas para 2030 e 2040
A Volvo tem como objetivo principal até 2030 se tornar uma fabricante totalmente dedicada na venda de veículos 100% elétricos. Já para até o ano de 2040, a marca sueca tem como proposta inicial atingir zero emissões líquidas de gases com seus veículos.
Primeiras entregas no Brasil
A previsão é de que o novo SUV eletrificado chegue nas próximas semanas ou começo de maio no nosso mercado. O carro já havia sido apresentado ao mercado e já contava com sistema de pré-venda para reservas das primeiras unidades.
Pré-venda e preços no Brasil
O veículo 100% elétrico da Volvo está disponível através do formato de pré-venda no Brasil desde meados de 2023. São três versões: Core, que custa a partir de R$ 229.950, a Plus, por R$ 277.950, e Ultra, de R$ 293.950.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter