Chega em 2025: 10 fatos surpreendentes sobre o novo Hyundai Creta
SUV renovado é sucesso de vendas na Índia e deve incomodar T-Cross e Tracker e outros no Brasil
No acumulado de janeiro a abril, de acordo com dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o SUV mais vendido do Brasil é o Volkswagen T-Cross com 19.082 unidades, seguido do Hyundai Creta, (18.935) e Chevrolet Tracker (18.335).
VEJA TAMBÉM:
- Hyundai Creta renovado ganha versão esportiva antes de chegar ao Brasil
- Novo Hyundai Creta chega na Índia antes de vir ao Brasil; veja as fotos
Mas, esse quadro pode mudar, já que a marca sul-coreana tem uma carta na manga. Promete para 2025 uma reestilização do Creta abandonando o desenho polêmico atual. Para isso, o novo SUV ficou mais moderno e em nada lembra o modelo na segunda geração, lançada em 2021. Já na parte interna, o painel ficou mais sofisticado e tecnológico.
A seguir, 10 pontos fortes que a Hyundai pretende usar para conquistar a liderança no segmento de SUVs compactos.
Promissor sucesso de vendas
Com a nova geração, é bem provável que consiga repetir o mesmo sucesso na Índia, onde o modelo já acumula mais de 15.400 unidades vendidas, só no período de abril. É uma marca considerável em quatro meses de lançamento no mercado indiano.
Testes no Brasil
Algumas unidades já foram flagradas sob forte camuflagem no Brasil indicando que o SUV da Hyundai ainda terá muitas etapas para serem cumpridas como adequação ao nosso clima, comportamento do carro com o combustível brasileiro e por aí vai.
Visual externo
Mesmo sob forte camuflagem, alguns flagras do novo Creta sendo testados em solo nacional dão a ideia do visual que deverá adotar o padrão indiano, a julgar pelo formato dos faróis e lanternas mais afilados. Já na parte lateral, os desenhos das janelas serão mantidos.
Visual interno
Assim como a parte externa, por dentro, o Creta 2025 adotará um painel mais futurista e tecnológico com cluster integrado à central multimídia e principais funções acionadas por toque na tela. Com isso, o visual ficará mais minimalista, eliminando alguns dos tradicionais botões de comando.
Motores
Conforme apurado por Autoesporte, o motor 2.0 aspirado da atual geração deve ser sucedido pelo 1.6 turboflex da família Smartstream, o mesmo usado no Kia Sportage de 180 cv de potência e 27 kgfm de torque. Além desse, nas versões de entrada deverão seguir com o 1.0 turboflex Kappa de 120 cv.
Fabricação nacional
Assim como o modelo atual, o novo Creta também será produzido na planta da Hyundai, localizada na cidade de Piracicaba, SP. No mesmo terreno, desde 2022, a empresa possui uma fábrica de motores, considerada a primeira construída na América Latina cujo projeto custou à empresa um investimento de R$ 500 milhões.
Versões
É bem provável que as versões se mantenham na próxima mudança da linha Creta, incluindo a 1ª geração vendida em versão única (Action) que ainda faz sucesso. Ela deve permanecer na gama e já até ganhou a linha 2025. Atualmente, custa R$ 120 mil.
Mercado
Tendo como Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker na mira, o novo Creta tem as armas certas para conquistar a liderança no segmento. No último balanço da Fenabrave, o Creta aparece na terceira posição com 5.335 unidades vendidas, enquanto que o T-Cross é o líder, com 6.224 carros, seguido de Chevrolet Tracker (5.670).
Previsão de lançamento
Pelo que o que vem sendo divulgado, com base no depoimento de fontes ligadas à marca, é quase certo que o novo Creta esteja previsto para ser lançado só no primeiro semestre de 2025. Até lá, a marca segue firme com os testes em solo brasileiro.
Preços
Tendo como parâmetro os preços do atual Creta, entre R$ 140 mil e 179 mil, é bem provável que com a chegada do novo modelo, os valores fiquem entre R$ 160 mil e R$ 200 mil, encostando próximo aos do Honda HR-V.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter