Chega ao Brasil primeira picape híbrida a diesel, vinda da China; veja preços

Modelos da Foton, da linha Tunland, começam a ser vendidos entre o fim do ano e o início de 2025
Foton Tunland

Foton Tunland | Imagem: Divulgação

A marca chinesa Foton chega ao Brasil com a aposta ousada de oferecer uma picape média híbrida leve, mas com motor a diesel. A novidade será vendida nas versões V7 e V9, sempre com tração 4x4 e câmbio automático. A fabricante diz que ambas estão em fase de homologação e que vão chegar às lojas entre novembro e janeiro de 2025, com preços que vão partir de R$ 250 mil.

VEJA TAMBÉM:

As duas picapes, tanto a Foton Tunland V7 quanto a V9  são equipadas com com o mesmo motor 2.0 turbodiesel, com turbina de geometria variável (VGT), que rende 175 cv e bons 45,9 kgfm. Com ajuda do motor elétrico que faz parte do sistema de 48V, de acordo com dados da fabricante, pode fazer 12,5 km/l.

Outro ponto em comum entre as duas picapes fica por conta da capacidade de carga, de até 1.000 kg, e  das medidas: 5,61 m de comprimento, 2,00 m de largura, 1.91 m de altura e 3,35 m de entre-eixos.  As difereças entre as duas começam  com a suspensão.  A V9 tem apelo mais urbano  e tem eixo traseiro independente, do tipo McPherson e a V7 com feixe de molas na traseira. 

Interior estiloso e moderno

Foton Tunland V9
Foton Tunland V9 vem com acabamento caprichado e com vários itens de série
Imagem: Divulgação

No caso da Foton Tunland V7, a ideia é atender mais ao público que precisa de uma picape voltada ao trabalho, mesmo assim, entre os itens série,foi incluído teto solar. Outro ponto que a fabricante explicou foi que o motor elétrico funciona apenas em baixas velocidades, dando um impulso ao virabrequim do motor a combustão. E nas frenagens e acelerações, funciona como gerador, já que é recarregado pela energia do calor dos freios. 

Para ajudar na economia de combustível as picapes da Foton Tunland também contam com sistema Stop-Start, bem conhecido no Brasil, mas jpa está caindo em desuso. Serve para desligar o motor com o carro parado, tornando a ligá-lo assim que o pedal de freio deixa de ser acionado. Ainda entre os destaques, há cluster digital, sistema multimídia com tela de 14,6 polegadas, ar-condicionado bizone, entre outros itens.

As picapes da Foton Tunland serão vendidas na rede de concessionários da marca chinesa no Brasil. Atualmente, são 30 pontos, mas conforme  a fabricante existe a previsão de chegar a 45 até o final do ano. 

Foton Tunland V9
Foton Tunland V9 tem traseira parecida com a de picapes tradicionais no mercado
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana