Changan CX20 chega às lojas em agosto
Novo carro chinês será opção entre hatches compactos e poderá ser mais um problema para as grandes
“A invasão asiática”. Esse foi um dos termos mais utilizados em 2011, principalmente quando a JAC Motors chegou com tudo ao mercado com uma estratégia de marketing tão agressiva quanto os 700 cv do motor 6.5 V12 do Lamborghini Aventador. Após a poeira chinesa baixar, tudo parecia calmo até a Changan (ex-Chana) aparecer com o CX20.
Após apurarmos junto à assessoria da marca, a chegada do carro às lojas foi confirmada para agosto de 2012. O preço e as características técnicas, porém, ainda não foram definidos pela importadora Districar.
Veja mais: novo Fiat Siena estreia dia 23 de março
Conforme mostrou o AUTOO, o CX20 mede 3,90 metros de comprimento, 1,70 m de largura e 1,57 m de altura. Nada de extraordinário do quesito tamanho. Há a possibilidade do carro ser equipado com um motor 1.3 16V de 63 cv e 11,2 kgfm, dado que a empresa representante da Changan ainda não confirma.
Mesmo com a chegada programada apenas para o próximo semestre, conforme apuramos, já existem quatro unidades do carro emplacadas no Brasil. Por isso não se espante ao ver um carro com essas características rodando por aí e não se esqueça de mandar a foto para nós.
E o mercado chinês... vai bem, "obligado"
Em 2012 os carros chineses estão cumprindo bem seu papel no Brasil, que é tomar parte das vendas das grandes montadoras. A fórmula mágica é fácil e conhecida: ótimo pacote de equipamentos com preço baixo. Mesmo em meio a preconceitos e retaliações (como o caso do IPI elevado para carros importados), a Chery, por exemplo, fechou janeiro com 817 modelos do QQ vendidos e conseguiu a 9ª posição entre os hatches compactos.
A JAC Motors apareceu na 10ª posição com 738 J3 emplacados, 400 a menos do que em dezembro de 2011, quando foram vendidos 1.138 modelos. Apesar da baixa nas vendas – muito comum no primeiro mês do ano –, a "marca do Faustão" continua incomodando as grandes.