Carros vendidos no Brasil atingem cinco estrelas em teste de segurança
EcoSport, Jetta e Focus III são os primeiros modelos a receber a nota máxima da Latin NCAP, entidade independente de segurança viária, mas custam caro
Pela primeira vez, veículos vendidos no Brasil atingiram a nota máxima da Latin NCAP, entidade de segurança viária de atuação independente, que passou a realizar crash-testes com modelos comercializados na América Latina a partir de 2011. Até então, os resultados tinham sido em geral negativos, evidenciando a baixa qualidade de muitos modelos produzidos na região.
Na nova rodada de testes, divulgada nesta quarta-feira em evento no Rio de Janeiro, três modelos obtiveram cinco estrelas no teste de proteção para adultos, o mexicano Jetta, da Volkswagen, o argentino Focus III, da Ford, e o brasileiro EcoSport, também da marca americana.
O SUV compacto da Ford, aliás, havia passado pelo teste em março quando obteve quatro estrelas. A montadora, no entanto, decidiu corrigir algumas falhas do modelo e o ofereceu para novo teste. A mesma situação passou a Hyundai que viu seu modelo HB20 atingir baixas notas em março, sobretudo para proteção de crianças. Agora, o compacto pulou de três para quatro estrelas na proteção para adultos e de uma para três estrelas para passageiros infantis.
Além dos quatro veículos, também foi avaliado o Mailbu, sedã de luxo da Chevrolet, que não é vendido no Brasil. Embora a nova rodada tenha sido positiva é fato que os cinco modelos são de categorias mais caras, que possuem requisitos mais exigentes de segurança. O grande teste virá quando modelos de entrada obtiverem notas melhores. Confira os resultados de cada um dos modelos:
O sedã da Volkswagen foi avaliado com dois airbags e obteve um dos melhores números desde o início dos testes. Foram 15,34 pontos de 17 possíveis na proteção para adultos e 39,2 pontos de 49 possíveis no quesito segurança para crianças.
A nova geração do hatch médio, que acaba de chegar ao mercado brasileiro, também se destacou no teste. Foram 16,52 pontos na proteção para adultos, a maior nota até agora, e 38,06 para crianças, graças ao uso de cadeirinhas com recurso ISOFIX CRS.
O EcoSport passou por um crash-teste lateral que elevou sua nota no resultado final em um ponto. A marca também corrigiu alguns avisos sobre uso do cinto que não existiam. Com isso, o SUV da Ford passou de 13,64 para 14,64 pontos para adultos e manteve os mesmos 31 pontos obtidos em março no teste infantil.
Em março, o compacto da Hyundai foi avaliado com uma cadeira infantil fora das especificações da marca e agora a montadora ofereceu um exemplar do sedã para testar a segurança com um equipamento adequado ao carro. Mas não foi apenas isso. Os coreanos melhoraram a proteção para o peito e pernas do motorista além de revisar a construção da carroceria. O resultado das mudanças foi nítido: de 10,23 para 13,8 pontos para adultos e de 4,77 para 34,52 pontos para crianças.
O sedã de luxo da Chevrolet é vendido em alguns mercados da América Latina, mas no Brasil ainda está em compasso de espera. Talvez seja uma boa oportunidade para a empresa revisar sua segurança, sobretudo para os ocupantes infantis. O modelo, mesmo com 10 airbags e construção mais esmerada, teve nota baixa na proteção para crianças, apenas uma estrela já que os bonecos dummies encostaram a cabeça no banco dianteiro no crash-teste.
Focus III e Jetta lideram resultados do Latin NCAP. Tsuru, vendido apenas no México, é o lanterna