Carros sem motoristas serão testados no Reino Unido
Modelos elétricos de condução autônoma entram em operação no país no final deste ano
O Departamento de Transportes do Reino Unido divulgou nessa terça-feira (16) que vai iniciar os primeiros testes com carros autônomos por vias públicas. Segundo a BBC, os primeiros protótipos ingleses de veículos que não precisam de motorista estão sendo desenvolvidos na Universidade de Oxford, em Londres.
O governo inglês, porém, limitou a circulação desses carros somente em vias por regiões rurais e suburbanas. A ação faz parte de um plano de melhorias de estradas e redução do trânsito, no qual a coroa britânica vai desembolsar ₤ 28 bilhões, cerca R$ 95,5 bilhões.
De acordo com as autoridades do país, o carro autônomo inglês já funciona. O nome dele é Robotcar (Carro-robo, em inglês) e o veículo é um Nissan Leaf, com motorização 100% elétrica. O sistema de direção automático funciona com ajuda de lasers, sensores e pequenas câmeras de vídeo, que fazem uma leitura do ambiente e o tráfego de veículos e pessoas ao redor do automóvel sem motorista. O equipamento também memoriza os caminhos por onde costuma passar, de forma a melhorar ainda mais a precisão de condução sem intervenção de um ser humano.
Especial: Como funciona o carro sem motorista do Google
Segundo o website da Universidade que criou o Robotcar, o veículo recebe ordens do motorista/passageiro por meio de um aplicativo de iPad que se comunica com o carro. Nele só é preciso inserir o endereço de destino e dar o comando para iniciar o trajeto.
O carro inglês que não requer motorista, todavia, por enquanto ficará restrito apenas ao pessoal que participa de seu desenvolvimento. As autoridades locais ainda não divulgaram quando a tecnologia será oferecida no mercado britânico.
Carros autônomos pelo mundo
O primeiro carro autônomo com permissão para ir às ruas deu seus primeiros passeios pelos Estados Unidos. A empresa pioneira foi, quem diria, o Google, que criou um complexo sistema de condução sem motorista totalmente funcional – a empresa rodou com um carro adaptado por mais de 400 mil km em ruas e estradas nos EUA (os estados de Nevada, Florida e Califórnia já permitem a circulação de carros sem motorista). A aplicação no mercado, no entanto, ainda é dificultada por altos valores. O aparato criado pela gigante da internet custa mais de US$ 100 mil, cerca de R$ 225 mil.
Outras empresas envolvidas com carros autônomos, desta vez legítimas montadoras, são a Audi e a Volvo Cars. A montadora alemã está desenvolvimento o sistema Inrix Park, que conduz o veículo sem motorista em pequenos espaços em busca de uma vaga de estacionamento. O sistema da marca sueca faz o mesmo e ainda traz o veículo de volta quando o mesmo é chamado pelo celular do motorista. As fabricantes, diferentemente do Google, ainda não levaram seus projetos para a rua.