Carros que vendem bem desvalorizam menos, atesta prêmio
Jeep Compass é o carro que menos perde valor no mercado; confira dados
A agência Autoinforme e a Textofinal de Comunicação divulgaram nesta semana a 5ª edição do Selo Maior Valor de Revenda para o setor automotivo, que faz um balanço do nível de desvalorização dos carros e comerciais leves comercializados no Brasil. Para este ano, a pesquisa comparou os valores dos veículos 0 km praticados em agosto de 2017 com os preços desses carros no mercado de usados em agosto deste ano.
Um dado interessante da pesquisa – e que confirma uma velha máxima do mercado – é que os carros novos mais procurados tendem a manter um baixo nível de desvalorização ao longo dos anos, o que, de quebra, também ajuda na liquidez na hora da revenda.
Um ótimo exemplo disso é o Jeep Compass, hoje o SUV mais vendido do Brasil. O modelo também foi o campeão geral da 5ª edição do Selo Maior Valor de Revenda, com uma desvalorização no primeiro ano de apenas 7,3%. Uma olhada rápida dos vencedores nas 18 categorias (confira todos os campeões no fim do texto) também colabora para confirmar nossa tese.
A Toyota Hilux, por exemplo, é a picape média que menos perde valor em um ano de uso, com uma depreciação de 10,9%. O Toyota Corolla, por sua vez, lidera o segmento de sedãs médios e foi o melhor classificado em sua categoria, com uma perda de 10% em seu valor ao longo de um ano.
Claro que, para confirmar a regra, existem algumas exceções. Apesar de ser a lider em vendas entre as picapes compactas, a Fiat Strada não foi a campeã em sua categoria, assim como o Honda HR-V, entre os “SUVs de entrada” como os organizadores do prêmio classificam esses modelos, não levou o título em seu segmento.
“A depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado”, analisa Joel Leite, responsável pela Autoinforme.
“Oito modelos vencedores desta edição melhoram suas posições em relação à quarta edição do estudo, com índices de depreciação menores. São os casos do Volkswagen Golf, Volkswagen Golf Variant, Volkswagen Saveiro, Toyota Hilux, Honda City, Jeep Compass, Volvo XC60 e o Toyota SW4. Essa variação positiva mostra que seus fabricantes fizeram um bom trabalho no pós-vendas”, completa Joel Leite.
Interessante destacar que alguns modelos já são pentacampeões em suas categorias, como é o caso de Chevrolet Onix, Volkswagen Golf, Honda Fit, Toyota Hilux e Toyota Corolla.
A pesquisa considerou os 110 modelos zero km mais vendidos, de 24 marcas. Além das marcas/modelos vencedores desta 5ª edição do Selo Maior Valor de Revenda foram analisados modelos das marcas Audi, Chery, Citroën, Ford, JAC, Jeep, Kia Motors, Lifan, Mini, Nissan, Peugeot, Renault, Subaru e Suzuki.
Foram considerados os preços praticados no mercado de carros zero em agosto de 2017 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação - como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores - eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.
Foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo.
Confira abaixo um resumo dos campeões do Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2018:
Categoria – Modelo – Desvalorização em um ano
Entrada – Renault Kwid – 8,4%
Hatch Compacto – Chevrolet Onix – 9,3%
Hatch Médio – Volkswagen Golf – 11%
Hatch Premium – Mini Cooper – 11,2%
Híbrido/Elétrico – Toyota Prius – 12,7%
Minivan/Monovolume – Honda Fit – 10,4%
Perua – Volkswagen Golf Variant – 12%
Picape Pequena – Volkswagen Saveiro – 10,1%
Picape Compacta – Fiat Toro – 11,6%
Picape Média – Toyota Hilux – 10,9%
Sedã Entrada – Chevrolet Prisma – 7,8%
Sedã Compacto – Honda City – 8,3%
Sedã Médio – Toyota Corolla – 10%
Sedã Grande – Ford Fusion – 14,5%
SUV Entrada – Hyundai Creta – 8,9%
SUV Médio – Volvo XC60 – 12,7%
SUV Grande – Toyota SW4 – 11,1%
SUV Compacto - Jeep Compass – 7,3% (campeão do estudo)