Carros eletrificados emplacaram mais de 100 mil unidades na Europa
Estudo da consultoria JATO Dynamics mostra o sucesso em outubro dos veículos de propulsão alternativa
Um estudo realizado pela consultoria JATO Dynamics mostrou que veículos elétricos ou eletrificados somaram mais de 100 mil unidades vendidas na Europa durante o mês de outubro. O número soma elétricos, híbridos e híbridos plugáveis em tomada.
Os BEVs, veículos totalmente elétricos, acumularam cerca de 24,2 mil unidades comercializadas em outubro. Já os híbridos plug-in (PHEV) somaram cerca de 23,8 mil unidades. No total do mercado, eles representaram 4% de todos os novos carros vendidos na Europa.
Além destas duas modalidades, ainda entram na conta os modelos híbridos convencionais, carregados apenas pelo propulsor a combustão. Durante o mês de outubro na Europa, esse tipo de veículo somou cerca de 61,2 mil unidades. Assim, o total de veículos eletrificados vendidos por lá no período chegou a cerca 109,2 mil unidades, ou 9,6% do mercado.
Conforme o levantamento da JATO, entre os elétricos, os cinco carros mais vendidos de outubro na Europa foram, em ordem, Renault Zoe, VW e-Golf, Nissan Leaf, BMW i3 e smart ForTwo. Entre os híbridos plugáveis, os mais vendidos foram Mitsubishi Outlander PHEV, BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe E, Porsche Cayenne e Volvo XC60.
Levando-se em consideração apenas os híbridos convencionais, a Toyota emplacou quatro carros entre os cinco primeiros: Corolla, Yaris, C-HR e RAV4. O quinto híbrido mais vendido da Europa em outubro foi o Range Rover Evoque.