Carros elétricos têm menos chance de pegar fogo do que híbridos, diz estudo
Corretora americana aponta o risco de cada tipo de carro; elétricos podem ter incendiado dois navios
Ao menos dois navios pegaram fogo transportando carros elétricos nos últimos dois anos. O mais recente foi o navio de carga Fremantle Highway que pegou fogo nesta quarta-feira (26) logo após ter partido de Bremerhaven, na Alemanha. A suspeita é que o fogo tenha começado nas baterias de um dos 25 elétricos a bordo.
Em fevereiro do ano passado foi a vez de outra embarcação com carros das marcas Porsche, Lamborghini, Audi e Bentley. Entre os cerca de 4.000 carros, ao menos 300 eram movidos a bateria e, novamente, a suspeita recaiu sobre um deles.
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Apesar desses dois casos, a chance de um carro elétrico pegar fogo é muito menor que a de carros a gasolina e, principalmente, dos híbridos. É o que diz o estudo da AutoisuranceEZ, uma das maiores corretoras dos Estados Unidos.
Segundo ela, a chance de um elétrico pegar fogo é de apenas 25,1 em 100 mil unidades vendidas contra 1,529,9 em 100 mil dos movidos somente a gasolina e 3.475,5 em 100 mil dos híbridos.
Em um volume total, foram registrados apenas 52 incêndios de elétricos, 199.533 a gasolina e 16.051 de casos entre híbridos. Os números foram atualizados neste ano.
Mais de 45 mil litros de água
Segundo a corretora, porém, incêndios em baterias de íon-lítio são mais difíceis de apagar do que em carros a gasolina. Além disso, a maioria dos bombeiros não está familiarizada com como apagar incêndios em veículos elétricos, já que são modelos relativamente novos.
Em novembro do ano passado, um incêndio em um Tesla na Pensilvânia exigiu uma grande quantidade de água para ser controlado, segundo os bombeiros locais.
Segundo um dos ocupantes do carro elétrico, o motorista parou ao perceber uma fumaça saindo da parte de baixo do carro e os três ocupantes e um cachorro conseguiram sair antes do fogo começar a consumir o veículo.
Os bombeiros disseram à imprensa local que dois caminhões tanques de 15.141 foram usados, mas ainda não eram suficientes. Outros foram chamados e no total 45.425 litros de água precisaram ser usados para extinguir o fogo.