Carros de 7 lugares: modelos usados de R$ 20.000 a R$ 100.000

Precisa de um veículo para acomodar uma família numerosa? Mercado de usados oferece opções para todos os bolsos. Confira
Chevrolet Zafira 2012

Chevrolet Zafira 2012 | Imagem: Divulgação

Segundo o IBGE, uma família média no Brasil é formada por 3,3 pessoas, sendo que pouco mais de 3 milhões delas têm mais de 5 membros.

Porém, se ao contrário do tamanho da família o orçamento é pequeno, escolher um carro de 7 lugares pode ser dor de cabeça. Principalmente quando nenhum modelo novo custa menos de R$ 100.000.

Se o seu caso é um desses, AUTOO traz uma lista com modelos de 7 lugares usados disponíveis nos principais sites de anúncios do país. Em comum, o fato de todos custarem menos de R$ 100.000, bem abaixo dos R$ 108.160 cobrados por uma Chevrolet Spin Premier com os assentos extras no porta-malas.

Além dos carros em si, contamos um pouco sobre os pontos fortes e fracos de cada um. Afinal, a compra de um veículo usado também envolve preocupações com disponibilidade e preço das peças de reposição.

Chevrolet Zafira – de R$ 20.000 a R$ 35.000

Para muita gente, a Chevrolet Zafira jamais deveria ter sido substituída pela Spin em 2012. Fruto do desenvolvido da alemã Opel no final dos anos 1990, o monovolume chegou ao Brasil em 2001, trazendo um revolucionário sistema de rebatimento dos bancos da terceira fileira.

Quando não estavam armados, os assentos eram rebatidos e ficavam “escondidos” debaixo do assoalho, deixando o piso do porta-malas praticamente plano e liberando o volume total de 600 litros. Já com os 2 bancos montados, a capacidade cai para 150 litros.

Durante os 11 anos em que foi vendida no Brasil, a Zafira sempre foi oferecida com motor 2.0, mas em 4 variações:

2.0 8V de 116 cv a gasolina;

2.0 16V de 136 cv a gasolina;

2.0 8V de 121 cv flex;

2.0 8V de 140 cv flex

Os dois primeiros foram oferecidos até 2005, antes da leve reestilização. Junto com o visual atualizado, a Zafira ganhou tecnologia flex. Anos depois, o motor 2.0 ficou mais potente, chegando aos 140 cv.

O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático, de 4 marchas. Dependendo da versão, há itens interessantes, como airbags frontais e laterais, ar-condicionado digital e bancos de couro.

Exemplares mais novos, a partir de 2010, e aparentemente bem cuidados, podem ser encontrados na faixa dos R$ 30 mil. Nesse caso, o motor já é o mais potente.

De forma geral, a manutenção da Zafira é simples e barata. O problema, atualmente, são as peças de acabamento, um pouco mais difíceis de serem encontradas.

Fiat Doblò – de R$ 23.000 a R$ 65.000

Incrivelmente, o Fiat Doblò ainda está em linha no Brasil. Só que custa absurdos R$ 115.990. Isso sem oferecer nada além do básico. Não há controles de tração, estabilidade, rádio ou rodas de liga leve.

Assim, não é difícil descartar a compra de um novo e partir para uma busca entre os usados. É possível encontrar exemplares com 6 ou 7 anos de uso por metade do preço de um Doblò novo.

As versões mais recomendadas são aquelas equipadas com motor 1.8 E.Torq, disponíveis a partir de 2010. São 132 cv e 18,9 kgfm de torque. Apesar de o consumo estar longe de ser satisfatório, a manutenção é relativamente barata, e a oferta de peças, ampla.

Isso porque esse motor é produzido até hoje, e além do Doblò, equipa o Jeep Renegade e os Fiat Toro, Argo e Cronos.

Como está em linha há muito tempo, é possível encontrar unidades em diversas faixas de preço, inclusive abaixo de R$ 25.000. Porém, recomendamos aquelas a partir de 2010, exatamente por conta do motor mais recente e potente. Elas podem ser encontradas a partir de R$ 35.000.

Outra alternativa, essa um pouco mais econômica, é o motor 1.4 Fire de 85 cv. A contrapartida é o desempenho sofrível. Nesse caso, modelos de 2016 custam, em média, de R$ 50.000 a R$ 55.000.

Chevrolet Zafira 2012
Chevrolet Zafira 2012
Imagem: Divulgação

Citroën Grand C4 Picasso – de R$ 24.000 a R$ 35.000

Esse provavelmente é o modelo mais estiloso da lista. Aqui, vamos tratar da geração vendida no Brasil entre 2008 e 2015.

Mesmo com um visual de 13 anos, o desenho externo continua atraindo olhares, enquanto o acabamento de qualidade superior e o nível de equipamentos da minivan Citroën agradam até hoje.

A lista de itens de série faz inveja até para carros novos, e inclui bancos de veludo ou couro, ar-condicionado digital de quatro zonas, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, comandos de som no volante e rádio com Bluetooth.

Dito isso, é hora de algumas ressalvas. O conjunto mecânico, formado pelo motor 2.0 de 143 cv e 20,4 kgfm e câmbio automático de 4 marchas, está longe de oferecer um bom desempenho para o Grand C4 Picasso.

Também é preciso ficar de olho no estado da suspensão e da transmissão automática, costumeiras fontes de dor de cabeça nesse modelo.

O espaço na terceira fileira de bancos é apenas razoável, enquanto a capacidade do porta-malas varia de 208 litros, com os 7 assentos, a 450 litros, quando os dois extras estão recolhidos.

O Grand C4 Picasso é ainda mais raro do que a Nissan Grand Livina. Há poucas dezenas de exemplares anunciados, a maior parte nos modelos 2009, 2010 e 2011.

Nesse caso, os preços costumam ficar na casa dos R$ 30.000.

Nissan Grand Livina – de R$ 30.000 a R$ 45.000

Pouco lembrada atualmente, a Nissan Grand Livina tem a proeza de ter encarado Zafira e Spin durante os 6 anos em que foi vendida no Brasil, entre 2009 e 2015.

Discreta no visual e na lista de equipamentos, encontrar unidades usadas à venda também não é das tarefas mais fáceis. Enquanto chovem anúncios de Zafira, Spin e Doblò, há menos de uma centena de Grand Livina à venda nos dois maiores sites do ramo no Brasil. Até por isso, o mercado de peças de reposição é mais restrito.

De todo modo, a Grand Livina se destaca pela racionalidade. O preço de compra é um fator positivo. Afinal, com R$ 30.000 já é possível encontrar unidades com menos de 10 anos de uso.

Aumentando o orçamento para R$ 45.000, há exemplares de 2014, pouco antes de o modelo sair de linha. Eles já trazem visual atualizado com a grade frontal e rodas redesenhadas e adição dos freios ABS, obrigatórios por lei desde o início daquele ano.

Independente do ano de produção, a Grand Livina traz motor 1.8 16V flex de 126 cv. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático, de 4 marchas. Esse último é o mais comum nos veículos anunciados atualmente.

No porta-malas, vão 589 litros com cinco lugares ou 123 litros com a terceira fileira erguida.

Dodge Journey – de R$ 30.000 a R$ 80.000

Se o Grand C4 Picasso agrada pelo estilo, o Dodge Journey conquista o motorista pelo prazer ao dirigir. Mas isso só vale para os modelos posteriores a 2011, quando a marca norte-americana trocou o insosso motor V6 2.7 de 185 cv pelo vigoroso V6 3.6 Pentastar de 280 cv.

A disparidade de desempenho também pode ser vista na oferta de versões e nos preços praticados pelos Journey usados.

Modelos mais antigos, de 2008 a 2010, podem ser encontrados por pouco mais de R$ 30.000. Nesse caso, além dos anos extras e do motor mais fraco, a lista de equipamentos também é mais restrita.

Ainda assim, o pacote básico inclui seis airbags, freios ABS, controles de estabilidade e tração e fixação Isofix.

Já os exemplares mais novos, a partir de 2015, estão anunciados na casa dos R$ 80.000. Eles também contam com tração integral, central multimídia atualizada e tela de 9 polegadas para os ocupantes dos bancos traseiros.

Na terceira fileira, o espaço é bom apenas para crianças. Quando esses bancos estão armados, a capacidade do porta-malas ainda cai dos bons 580 litros para 167 litros.

Antes de comprar um Journey, tenha em mente que as peças podem ser bem caras. E o modelo ainda sofre com o desgaste excessivo de pastilhas e discos de freios.

Chevrolet Spin – de R$ 45.000 a R$ 85.000

Como dito no início do texto, uma Chevrolet Spin de 7 lugares zero quilômetro não sai por menos de R$ 108.160.

Por menos da metade disso, R$ 45.000, mesmo preço de Renault Kwid ou Fiat Mobi básicos novos, é possível comprar uma Spin 2013 com câmbio automático e 7 lugares.

Uma das vantagens da Spin é que, desde o lançamento, em 2012, a minivan utiliza o mesmo conjunto mecânico, composto de motor 1.8 8V de 111 cv e 17,7 kgfm.

A desvantagem é que modelos anteriores ao facelift de 2018 têm um ajuste diferente no câmbio automático de 6 marchas, que piora levemente a dirigibilidade e deixa as respostas mais lentas.

De todo modo, pelo fato de a Spin ainda estar em linha com a mesma mecânica, o acesso a peças de reposição é bastante amplo.

Se o orçamento permitir investir R$ 80.000, os modelos com o visual atualizado, além de mais bonitos, trazem alguns equipamentos extras. É o caso dos controles de tração e estabilidade, acendimento automático dos faróis e sensores de chuva.

Só que o mecanismo de acionamento da terceira fileira de bancos é o mesmo desde o lançamento. Isso significa que, mesmo quando os assentos extras não estão montados, a estrutura rouba parte do porta-malas. São 553 litros, contra 710 da versão de 5 lugares.

Com os 7 assentos habilitados, a capacidade cai para 162 litros.

Kia Carnival – de R$ 40.000 a R$ 100.000

O último modelo da lista, além de ser o mais caro, é também o que mais tem espaço. O Kia Carnival é tão grande que não leva 7, mas 8 pessoas. Isso porque a terceira fileira de bancos tem 3 assentos.

Com o porte avantajado (mais de 5 metros de comprimento), a van da Kia pode ser encontrada com duas motorizações, ambas V6. Nas unidades até 2011, o propulsor é de 3,8 litros que entrega 242 cv e está associado a uma transmissão automática de 5 marchas.

Nesse caso, os preços ficam próximos dos R$ 40.000. A lista de equipamentos traz bancos de couros, freios ABS, airbags e porta lateral corrediça.

Já a partir de 2012, a Kia optou por um motor menor, só que mais potente – 3.5 litros de 276 cv. Ao mesmo tempo, o câmbio automático ganhou uma marcha, chegando a 6.

Além disso, a oferta de itens de série na versão topo de linha acabou reforçada com sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e airbags extras (laterais e de cortina). Para unidades mais novas, produzidas em 2014 e 2015, há anúncios de R$ 85.000 até R$ 100.000.

Como chegava importada ao Brasil, o Carnival de geração anterior também pode apresentar problemas na disponibilidade de peças. A pequena rede de concessionárias da Kia, composta de pouco mais de 60 pontos em todo o país, também pode jogar contra, caso você viva fora de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Chevrolet Zafira 2012

Chevrolet Zafira 2012

Kia Carnival

Kia Carnival

Fiat Doblò

Fiat Doblò

Dodge Journey

Dodge Journey

Chevrolet Spin

Chevrolet Spin

Citroën Grand C4 Picasso

Citroën Grand C4 Picasso

Nissan Grand Livina

Nissan Grand Livina