Carros 2024: quais modelos surpreenderam nas vendas?
Ano deve fechar com o maior volume de emplacamentos desde 2020, mas alguns veículos se destacaram. Confira alguns deles
Ao final deste ano, o brasileiro terá comprado cerca de 2,5 milhões de automóveis e comerciais leves novos, no maior volume de emplacamentos desde 2020, quando a pandemia afetou o mundo.
Se não chega aos níveis do começo da década passada, trata-se de um patamar bastante significativo, equivalente aos anos de 2015 ou 2018.
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Portanto, no geral o mercado termina 2024 em alta, mas há modelos que foram além disso, surpreendendo pelo bom momento de vendas. Veja a seguir alguns deles:
Ford Ranger – picape assumiu a vice-liderança, atrás da Hilux
Enquanto suas rivais ficaram apenas em tapas no visual, a Ranger ganhou uma nova geração global e finalmente a Ford colheu frutos do investimento. Após anos como figurante, o modelo superou a S10 e termina 2024 como vice-líder, atrás apenas da Hilux. Foram cerca de 31,7 mil emplacamentos contra 20,4 mil em 2023.
CAOA Chery Tiggo 7 – entre os 30 mais vendidos do Brasil
Por muito tempo um SUV apagado na linha da CAOA Chery, o Tiggo 7 teve um ano fora de série, com quase 31 mil unidades vendidas. É o suficiente para deixá-lo no 28º lugar no ranking geral, uma façanha e tanto para um utilitário esportivo desse porte.
BYD Song – família de sucesso
A BYD já mostrou a que veio no Brasil, com vários modelos importados bem aceitos, mas o Song se destacou. Com dois modelos com esse sobrenome, o SUV pulou de de 7.672 para 27.035 emplacamentos até aqui, quase o mesmo que nomes consagrados como a S10 e a Montana.
GWM Haval H6 – SUV teve ano de destaque
A GWM acabou derrapando em seus planos para o Brasil, com atrasos seguidos e mudanças de produtos, mas o SUV Haval H6 ao menos garantiu uma presença importante para a marca. Foram quase 23 mil emplacamentos, bem acima dos10.704 carros de 2023.
Nissan Kicks – melhor ano do SUV no Brasil
Se a Nissan não vive um momento sublime no mundo, com uma preocupante crise financeira, ao menos no Brasil seu principal produto registrou seu recorde em emplacamentos. O SUV Kicks passou de 60 mil carros vendidos, superando 2019, até então seu melhor ano. E o mais interessante é que a marca já anunciou a estreia da nova geração em 2025, o que costuma prejudicar as vendas da atual versão.
Renault Kardian – melhor estreante do ano
Quando o Kardian foi revelado, poucos acreditavam que ele teria força suficiente para encarar rivais difíceis como o VW Nivus e o Fiat Pulse, mas não é que o Renault vem achando seu lugar ao sol? Neste ano, os emplacamentos passaram de 24 mil unidades, o que faz dele o melhor estreante de 2024.
BYD Mini Dolphin – o elétrico mais vendido
A BYD já tinha chocado com o acessível Dolphin, mas a estreia do Dolphin Mini (Seagull em alguns países) a tornou a marca que mais vende elétricos puros no Brasil de longe. O subcompacto deve terminar 2024 com quase 22 mil unidades vendidas mesmo com todas as restrições impostas pelo governo aos importados.
Honda City – dupla se recuperou
A Honda já teve uma vida mais tranquila no Brasil, mas hoje depende do SUV HR-V para ter uma presença significativa no mercado. Depois de desistir do Civic e do Fit, a marca japonesa viu a atual geração do City patinar, mas neste ano a dupla se recuperou. Foram mais de 31 mil emplacamentos, 9 mil acima de 2023.
Peugeot 2008 – milagres acontecem
O SUV compacto 2008 tem uma carreira curiosa no Brasil. A Peugeot se dedicou bastante no projeto para servir de momento da virada no país, mas o modelo estreou na hora errada, disputando espaço com o HR-V e o Renegade, que ofereciam muito mais. Após passar vários anos no limbo, o veículo ganhou uma segunda geração bem superior, feita na Argentina e desde outubro tem vendido muito bem. Em dezembro já eram quase 2,1 mil carros, seu recorde histórico.
Mitsubishi Eclipse Cross – salvação da lavoura
Representada por um grupo nacional, a Mitsubishi experimenta uma situação parecida com a Kia. Como não são subsidiárias, acabam em segundo plano pela matriz, mas marca japonesa já teve um passado mais brilhante. Hoje se segura com a L200, o SUV Pajero mas, sobretudo, pelo Eclipse Cross que em 2024 mais que dobrou suas vendas.
BYD King – ainda não é rei, mas já posa de príncipe dos sedãs
A montadora chinesa lançou o sedã King e choveram trocadilhos nos artigos sobre o carro falando do fim do “reinado” do Corolla. Claro que o modelo da Toyota ainda é líder com sobras, mesmo em um ano ruim, porém, o BYD híbrido anda assustando. Em dezembro os emplacamentos já beiravam 1.700 unidades ou metade do Corolla como um todo.
Fiat Titano – a primeira do resto
Não há um segmento mais duro para principais do que o de picapes médias. Com sua proposta de robustez, versatilidade e um certo conforto, esses veículos são escolhidos por clientes que não ligam para comerciais de TV chamativos. Por isso ver a Titano conquistando espaço em seu ano de estreia realmente surpreende. A picape montada no Uruguai e que se traveste de Peugeot na Argentina vai terminar o ano como “líder do resto”: ganha da L200, Frontier e Amarok com sobras.