Carros ''populares'' foram um mau negócio em 2021, revela pesquisa

Estudo aponta desinteresse dos consumidores por carros ''populares''
Volkswagen Gol 2022

Volkswagen Gol 2022 | Imagem: Divulgação

Pesquisa interessante foi revelada nesta sexta-feira (18) pela Mobiauto, startup do segmento automotivo envolvida com a comercialização de carros usados. 

De acordo com o estudo, enquanto picapes, SUVs e até carros importados de luxo apresentaram índices de valorização em 2021 que chegaram a superar a média do mercado, os modelos tidos como “populares”, ou seja, com motorização até 1 litro, foram um mau negócio nas palavras da empresa. 

A Mobiauto explica que o levantamento foi feito com veículos cotados em janeiro e dezembro de 2021, extraindo-se a variação de preços, sempre com veículos modelo 2021, isto é, seminovos. Na média geral, as 20 versões apuradas tiveram valorização de 14,05% de acordo com a pesquisa, portanto bem abaixo dos 23,5% registrados pelo mercado em geral. 

Há vários motivos para determinar essa má performance. Um deles é o natural desinteresse do consumidor por carros populares, visto que o segmento representa cerca de 20% das vendas de modelos zero km atualmente, ou a metade dos SUV´s, por exemplo. O segmento incorpora hoje modelos muito sofisticados, com motores de 1 litro turboalimentados, como o VW Polo. Esse fenômeno os aproxima da mesma faixa de preços dos SUV´s. E é uma covardia disputar vendas com esses utilitários”, analisa o consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr. 

Desinteresse 

Segundo a pesquisa, a exceção que confirmou a regra foi o Fiat Argo, com 26,96% de valorização em seu catálogo 1.0 ao longo de 2021. O hatch foi o único modelo 1.0 do país a se posicionar acima da média de mercado.  

A migração na preferência do público brasileiro por modelos mais sofisticados também pode ser observada em outro aspecto do estudo. 

Com a crise de fornecimento de semicondutores em 2021, que restringiu a produção de modelos mais baratos – as montadoras usavam as poucas peças que chegavam às linhas de montagem para produzir veículos de maior valor agregado –, a tendência era de alta dos populares por conta desse desabastecimento, destaca a Mobiauto em sua análise.  

Como a produção foi restrita, era esperada uma alta nas cotações dos seminovos. Mas nem assim isso ocorreu. Entendo que é desinteresse puro do consumidor”, finaliza Castro Jr. sobre os resultados da pesquisa. 

Estudo da Mobiauto revela menor valorização de modelos populares
Estudo da Mobiauto revela menor valorização de modelos populares
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis