Carro muito tempo parado? Confira dicas para a boa conservação do veículo
Técnicos do CESVI Brasil apresentam sugestões para preservar seu carro no período
Enquanto ainda não temos uma perspectiva de controle da Covid-19 no Brasil e a recomendação das autoridades é o isolamento social, a obrigação de todos ficarem em casa reflete também em alguns cuidados adicionais com o seu automóvel, uma vez que ele tende a ficar estacionado por um longo período.
"Os carros mais antigos, por exemplo, precisam de uma atenção maior, porque exigem manutenção mais frequentemente. O desgaste da bateria torna-se o ponto mais sensível nessas situações", adianta Pedro Alves, analista técnico da área de Pesquisa e Desenvolvimento do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Pensando em ajudá-lo (a) nessa época, confira mais dicas que os técnicos do CESVI prepararam:
• Limpeza interna: com um pano úmido, tire a poeira do painel e, até mesmo, o acúmulo de sujeira entre os bancos. Assim, dificulta-se a entrada de insetos.
• Limpeza externa: é importante para preservar a pintura do veículo. Utilize sabão neutro e certifique-se de que removeu por completo todo o sabão aplicado na carroceria. Em seguida, passe um pano de microfibra para não aranhar a pintura.
• Bateria: não é recomendável apenas ligar o carro na garagem. O ideal é movimentar o automóvel como um todo, porque todas as peças do conjunto serão movimentadas e trabalhadas ao mesmo tempo.
Atenção:
• Se a bateria tem predisposição de descarregar e fica muito tempo desligada, nessa situação, ficará danificada por completo.
• Outra dica é não acionar o alarme, se o veículo estiver em um lugar seguro. Esse tipo de acessório consomecarga de bateria, mesmo que seja mínimo.
• Conjunto: rode com o carro, no mínimo uma vez por semana, por 20 minutos. Dessa forma, poupa-se seu desgaste e de diversas peças que compõe o veículo, como: mangueiras, líquido de arrefecimento, óleo, entre outras.
• Abastecimento: quando a gasolina fica muito tempo parada pode perder a sua proporção, principalmente, se o veículo ficar exposto ao sol, enquanto o etanol tem durabilidade de resistência um pouco maior na sua octanagem. Orienta-se não deixar o veículo com o tanque muito cheio. Assim, o combustível não perde muito a sua proporção e não entupirá os bicos, por exemplo.
• Pneus: o ideal é ultrapassar a calibragem em 20% a 30% do usual de cada veículo. Assim, se os pneus costumam rodar com 30 libras, o recomendável é deixá-los com 35 libras a 40 libras. Dessa forma, vão demorar um pouco mais para murchar, outra dica importante é movimentar o veículo na garagem se houver espaço, dessa forma não cria um acúmulo de peso em uma só posição dos pneus.
• Proteção: Colocar capa no veículo nem sempre é a melhor forma de conservar a pintura. Mas, nesses casos, a dica é comprar um produto feito de materiais de qualidade e de marcas reconhecidas. É preferível deixar o veículo na sombra para que não ocorra desgaste da capa exposta ao sol.