Carro movido a hidrogênio? Hyundai Nexo será testado no Brasil

Enquanto a Hyundai aposta no hidrogênio, Nissan segue um caminho diferente com o sistema e-POWER
Hyundai Nexo

Hyundai Nexo | Imagem: Divulgação

Já imaginou um carro que, em vez de emitir poluentes, purifica o ar ao seu redor enquanto roda pela cidade? Parece coisa do futuro, mas essa realidade está chegando ao Brasil. O Hyundai Nexo, um SUV movido a hidrogênio, começa a ser testado no país em um projeto pioneiro.

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O combustível que irá abastecer o Nexo será produzido a partir do etanol, uma tecnologia que está sendo desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP).

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E como isso funciona na prática? 

Vamos explicar em detalhes para você entender melhor! Veja o passo a passo desse SUV movido a hidrogênio:

1º Armazenamento – O hidrogênio é armazenado em tanques de alta pressão no veículo.

2º Combinação com oxigênio – O hidrogênio é combinado com o oxigênio do ar dentro da célula de combustível.

3º Geração de eletricidade – Essa reação química gera eletricidade, que alimenta o motor elétrico.

4º Propulsão – Com a eletricidade gerada, o motor elétrico move o veículo de forma eficiente e silenciosa.

5º Emissão limpa – O único subproduto desse processo é a água, tornando o Nexo um carro zero emissões.

O resultado?

Hyundai Nexo
Hyundai Nexo é movido a eletricidade, mas gerada a partir do hidrogênio extraído do etanol
Imagem: Divulgação

Um carro silencioso, eficiente e que só libera água como resíduo. Além disso, abastecer o Nexo leva apenas cinco minutos, um tempo muito parecido com o de um carro convencional a gasolina.

O projeto, liderado pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da USP, vai testar a pureza do hidrogênio produzido a partir do etanol em aplicações reais, expandindo sua utilização para além do transporte público.

Isso significa que, no futuro, você pode acabar dirigindo um carro movido a hidrogênio sem nem perceber a diferença, exceto pelo impacto positivo no meio ambiente.

Com mais de 38 mil unidades já comercializadas pelo mundo, o Hyundai Nexo está provando que o hidrogênio pode ser a chave para um futuro mais limpo. E agora, com essa tecnologia chegando ao Brasil, quem sabe a gente não comece a ver mais carros que, em vez de poluir, ajudam a melhorar a qualidade do ar?

Nissan e-POWER: eletrificação sem recarga externa

Acima o conjunto propulsor híbrido presente no Kicks e-Power
Acima o conjunto propulsor híbrido presente no Kicks e-Power é outra alternativa do uso do hidrogênio
Imagem: Divulgação

Enquanto a Hyundai aposta no hidrogênio, a Nissan segue um caminho diferente com o e-POWER, um sistema que representa um meio-termo entre combustão e eletrificação total.

O sistema e-Power da Nissan combina um motor elétrico, que move as rodas, com um motor a combustão que atua apenas como gerador de energia. Isso significa que, diferentemente dos híbridos convencionais, o motor a combustão nunca impulsiona o carro diretamente.

Resultando em uma experiência de condução semelhante à de um carro elétrico, sem a necessidade de recarga externa. Basta abastecer o tanque de combustível, e o sistema gerencia a geração de eletricidade para alimentar a bateria e o motor elétrico.

A vantagem principal do e-Power é a transição acessível para a eletrificação, eliminando a dependência de infraestrutura de carregamento.

Duas visões, um mesmo objetivo

Tanto o Nissan e-POWER quanto o Hyundai Nexo demonstram caminhos diferentes rumo à mobilidade sustentável. O e-POWER é uma solução mais prática e acessível no curto prazo, enquanto os carros a hidrogênio, como o Nexo, representam um futuro de emissões zero, mas ainda dependem de avanços em infraestrutura.

Ambas as tecnologias buscam reduzir emissões e oferecer uma experiência de condução diferenciada, mas com conceitos distintos.

Stephanie Gomes

Estudante do 2º ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.