Carro elétrico ultrapassará os 600 km/h
Venturi VBB-3 Jamais Contente é apresentado ao público pelo príncipe de Mônaco como elétrico mais rápido do mundo

Venturi VBB-3 poderá, um dia, alcançar 600 km/h | Imagem: Divulgação
A Venturi, empresa francesa especializada em veículos elétricos, apresentou a sua mais rápida criação: o Venturi VBB-3 Jamais Contente. Com mais de 3.000 cv, VBB-3 foi apresentado ao público no dia 25 de setembro em um evento da mais alta gala. Isso porque Albert, o príncipe de Mônaco, estava presente como apoiador projeto.
Com planos de ultrapassar os 600 km/h, o Venturi VBB-3 pretende com isso levar o recorde mundial de velocidade em um veículo movido apenas a energia elétrica. Hoje, o detentor do recorde é outro veículo da mesma compannhia que, em 2010, chegou a 495 km/h.
A Venturi planejava bater o recorde em setembro deste ano, mas devido a condições meteorológicas adversas, segundo a empresa, impediram a demonstração e o “lançamento” será deixado para o início de 2014. O modelo realizará o feito no deserto de sal de Bonneville, em Utah, Estados Unidos.
Veja mais: Fórmula 1 elétrico estreia em Frankfurt
Um fato curioso é o nome do VBB-3, "Jamais Contente", que vem do francês e significa exatamente o que expressa em português. Este foi também o nome do primeiro carro do mundo a alcançar 100 km/h, em 1899. Detalhe: o Jamais Contente do século XIX era 100% elétrico.