Carro elétrico ''mais barato'' da Toyota custa R$ 83 mil
Pequeno modelo movido a baterias é chamado de C+Pod e, por enquanto, é exclusivo para o mercado japonês
Globalmente, a Toyota vem investindo na eletrificação de seus carros. Depois de apresentar o Prius no Brasil, a marca lançou a nova geração do Corolla por aqui com uma opção de motorização híbrida também. Em 2021, a empresa deve lançar no mercado brasileiro o SUV Corolla Cross, que deverá ter o mesmo conjunto eletrificado do sedã.
Apesar de os modelos com algum tipo de auxílio elétrico à propulsão estarem se popularizando, a Toyota apresentou uma opção “mais acessível” no Japão. Trata-se do C+Pod, microcarro elétrico que, por enquanto, é exclusivo dos japoneses. Seus preços por lá partem de 1.650.000 ienes, ou cerca de R$ 83,2 mil na conversão direta da moeda.
E microcarro não é apelido. Nas dimensões, o Toyota C+Pod tem apenas 2,49 m de comprimento, 1,55 m de altura e 1,29 m de largura. Mesmo com o conjunto de baterias literalmente pesando contra, a novidade que estreou no mercado japonês chega a apenas 690 kg em sua configuração mais completa.
O conjunto motriz do Toyota C+Pod é composto por um motor elétrico de apenas 12,5 cv de potência e 5,7 kgfm de torque. Indo de encontro com sua proposta estritamente urbana, o carro tem a velocidade máxima limitada a 60 km/h. As baterias têm 9 kWh de capacidade e fornecem 150 km de autonomia de acordo com a marca. A recarga, conforme declarado pela empresa, leva 5 horas em uma tomada de 200V e 16A.