Carro elétrico é o mais seguro da história em crash-test
Tesla Model S desbanca Volvo, BMW e Mercedes em teste de colisão realizado nos EUA
Os testes de colisão controlada estão cada vez mais populares entre os consumidores e mais impopulares entre os fabricantes. Com a crescente preocupação com a segurança dos passageiros, assim como pedestres, os resultados dos crash tests podem interferir nas vendas tanto quanto ou até mais do que fatores como potência ou consumo de combustível.
Dos mais recentes crash test efetuados pelo NHTSA (administração nacional de segurança no tráfego, dos EUA), o que mais chamou atenção foi o resultado do Tesla Model S. Após a colisão, o sedã elétrico recebeu, das 5 estrelas possíveis, 5,4 estrelas!
E você não leu errado! O Tesla ganhou tal hipotética pontuação devido a sua excelente capacidade de deformação frontal para absorção de choques. Suas baterias, posicionadas embaixo do veículo, contribuíram para tal resultado. Para se ter uma idéia, o modelo Volvo S60, que recebeu cinco estrelas no teste, apresentou, na mesma prova, nove vezes menos espaço residual pós-impacto ao motorista.
Veja mais: Novo crash-test reprova Audi, BMW e Mercedes-Benz nos EUA
Como consequência, o Tesla Model S ganha o desejado título de carro mais seguro a já ter colidido em um exame realizado pelo NHTSA. O elétrico também se saiu bem nos testes de colisões laterais e, na hora de sofrer uma colisão no teto, a máquina da avaliação quebrou durante o procedimento. Detalhe: o Tesla Model S não.