Carro da Hyundai freia sozinho ao notar radar de velocidade
Tecnologia apresentada no sedã Genesis combina dados do navegador com sistema de frenagem automática do veículo

Hyundai Genesis 2015 | Imagem: Divulgação
Já acumulou pontos demais na carteira de habilitação? Radares de velocidade são um pesadelo na sua vida? Há duas soluções, tirar o pé do acelerador ou ter um Hyundai Genesis 2015, que identifica os radares e reduz automaticamente a velocidade do veículo diante dos tão temidos dispositivos.
A montadora coreana apresentou o sistema recentemente, instalado no sedã Genesis, primeiro veículo da marca a ser equipado com o “detector de radares”. No entanto, na Coreia ele não é novidade. Por lá, muitos carros equipados com controle de velocidade de cruzeiro - o popular piloto automático -, já oferecem o sistema.
A Hyundai não inventou nenhuma tecnologia mirabolante, apenas reprogramou a estrutura que já existia nos veículos, combinando o sistema de navegação, programado com as localizações dos radares, ao sistema de frenagem automática do sedã. Caso o motorista não reduza a velocidade, o próprio carro fará isso sozinho.
Obviamente, o sistema não é infalível, pois pode detectar apenas radares fixos. No entanto já seria de grande utilidade para os apressadinhos, ainda mais no Brasil, onde os radares são muitos.
Infelizmente, a Hyundai não pensa em oferecer veículos equipados com a tecnologia na Europa, nos Estados Unidos e quem dirá, no Brasil. Segundo um porta-voz da Hyundai, o sistema é considerado um equipamento de segurança na Coreia do Sul. Em contrapartida, no Brasil, o dispositivo, que faria das multas coisa do passado, seria um pesadelo para a arrecadação do departamento de trânsito de inúmeras cidades.