Carlos Tavares deixa a Stellantis e sucessor assumirá no início de 2025
CEO da empresa se demite em meio a crise e turbulências no mercado automotivo global
Depois do CEO da Volkswagen na América do Norte, Pablo Di Si, ter decido sair da empresa, agora foi a vez de mais um executivo importante se demitir: Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
VEJA TAMBÉM:
O clima de incerteza que se instalou no mercado global após a pandemia, com guerras em andamento, interrupções na cadeia de suprimentos, discussões sobre os rumos da eletrificação, entre outros fatores, têm deixado o cenário turbulento.
No caso da Stellantis, as vendas ruins nos Estados Unidos em 2024, com queda de 17% de janeiro a setembro, teriam sido a gota d´água para a saída de Carlos Tavares.
Segundo relatos na imprensa do país, ele teria sido apontado pela diretoria da empresa de tê-la levado para a direção errada. Mas isso soa com certa surpresa, já que, há alguns meses, parecia que Tavares estava com contrato garantido, pelo menos até 2026, como chegou a ser comunicado oficialmente.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Tavares teria decidido se demitir diante de todos os problemas que vinha enfrentando. Agora, uma vez que o conselho de administração da empresa, presidido por John Elkann, aceitou a renúncia de Carlos Tavares de seu papel como CEO, o processo para conseguir um substituto já está em andamento, gerenciado por um comitê especial, e será concluído no ano que vem durante a primeira parte de 2025.
Comando provisório
Imagem: Divulgação
Enquanto o novo CEO da Stellantis não for escolhido, a empresa segue comandada provisoriamente por John Elkann, presidente e CEO da Exor, holding da família italiana Agnelli. A Exor tem participações na Ferrari, na Fiat e CNH Industrial. Além disso, o executivo conta com assessoria de um Comitê Executivo Interino recém-nomeado.
Com a saída de Carlos Tavares, Elkann enviou um comunicado, agradecendo pelos trabalhos de Tavares, em que agradece Carlos "por seus anos de serviço dedicado e o papel que ele desempenhou na criação da Stellantis, além das reviravoltas anteriores da PSA e da Opel, nos colocando no caminho para nos tornarmos um líder global em nossa indústria."
Mudanças de rumo
Imagem: Divulgação
Antes do sucessor de Tavares assumir o comando da Stellantis, várias mudanças já estão sendo adotadas. Começa pela substituição da Diretora Financeira Natalie Knight por Doug Ostermann, e a troca do Diretor de Operações da América do Norte Carlos Zarlenga por Antonio Filosa.
Knight está deixando a empresa enquanto Zarlenga será transferido para outra posição, disse Stellantis. Filosa é atualmente chefe da Jeep e manterá essa posição enquanto também lidera a divisão norte-americana.
A Stellantis também iniciou algumas medidas de corte de custos, e Tavares alertou, em julho, que algumas marcas poderiam ser descartadas se continuassem com desempenho abaixo do esperado.