Morre Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da CAOA
Empresário já estava com a saúde debilitada, revelou a companhia em nota
Um dos mais importantes empresários do setor automotivo brasileiro, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador e atualmente presidente do conselho da CAOA, morreu neste sábado (14).
Segundo comunicado da empresa, Oliveira Andrade estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento contra enfermidade não revelada pela companhia. O empresário faleceu durante o sono e estava ao lado de sua esposa e filhos, destaca a CAOA.
O conglomerado adianta que a CAOA, de acordo com seu plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento. O velório do empresário ocorrerá neste sábado no cemitério do Morumbi a partir das 14h30, seguido do sepultamento às 17h30.
Médico de formação, Carlos Alberto de Oliveira Andrade entrou no universo automotivo em 1979 a partir de um fato inusitado. Ao adquirir um Ford Landau na concessionária da marca em Campina Grande (PB), Oliveira Andrade acabou não recebendo o veículo porque a concessionária faliu.
Com forte veia empreendedora, o médico não hesitou em propor que a revenda lhe fosse repassada para compensar o pagamento feito pelo Landau.
Trajetória
A partir da iniciativa, Oliveira Andrade fundou a CAOA e passou a administrar a concessionária Ford. Em menos de seis anos, a CAOA tornou-se a maior revendedora Ford de toda a América Latina.
Em 1992, com a abertura do Brasil aos produtos importados, a CAOA tornou-se importadora oficial e exclusiva da marca Renault no País. Em menos de três anos, a Renault se tornou a marca líder em vendas no segmento de importados e a quinta marca mais vendida no mercado de maneira geral.
Seis anos depois, em 1998, a CAOA passou a ser importadora oficial da marca Subaru.
No ano seguinte, 1999, foi a vez da CAOA assumir a importação da Hyundai, uma das apostas mais bem-sucedidas do empresário.
Com um trabalho exemplar de posicionamento de marca e investimentos maciços em marketing, vendas, pós-venda, entre outros, a Hyundai CAOA conquistou ótima aceitação no mercado brasileiro.
Em 2007, a CAOA inaugurou a CAOA Montadora de Veículos S/A. O empreendimento de R$ 1,2 bilhão, erguido no distrito agroindustrial de Anápolis (DAIA), foi construído com recursos próprios da empresa, que escolheu o estado Goiás por sua posição geográfica privilegiada.
Com processos produtivos completos, a fábrica da CAOA Montadora, que já completou mais de uma década de atividades, possui altos índices de qualidade e elevado grau de automatização.
Atualmente, saem da linha de produção da CAOA Montadora, os modelos Hyundai ix35, New Tucson e as linhas de comerciais leves, HR e HD, além dos veículos da marca CAOA Chery, no caso o Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8.
Nome virou marca nacional
No fim de 2017, Carlos Alberto de Oliveira Andrade promoveu mais um negócio que consolidou sua carreira como empresário e expoente do setor automotivo nacional.
A CAOA, até então já posicionada como maior conglomerado de distribuição de automóveis da América Latina, e a Chery, maior exportadora de veículos chineses, se uniram em acordo histórico de cooperação para lançar a CAOA Chery, montadora com capital majoritariamente nacional.
Em quatro décadas, destaca a CAOA em seu comunicado, a empresa criada por Carlos Alberto de Oliveira Andrade superou a marca de mais de um milhão de veículos comercializados no Brasil. Atualmente, a CAOA está presente em todas as regiões do País.