Captur da Rússia antecipa visual do modelo brasileiro

SUV da Renault ganha facelift. Como o mercado russo tem o mesmo modelo que o Brasil, novidade pode chegar em breve
Renault Kaptur russo: modelo servirá de base para a atualização do Captur brasileiro

Renault Kaptur russo: modelo servirá de base para a atualização do Captur brasileiro | Imagem: Divulgação

Apesar do nome igual, o Renault Captur vendido no Brasil nada tem de semelhante com o original europeu. Por aqui, ele usa a base do Duster, enquanto no Velho Continente o SUV é menor e usa a plataforma do Clio. No entanto, os russos optaram pelo caminho brasileiro e, por lá, o chamado Kaptur - com K mesmo - acabou de passar por um facelift.

A correlação entre os mercados russo e brasileiro é importante, pois as mudanças realizadas por lá podem estrear no Brasil já a partir de 2021, ainda mantendo a base do Duster. Visualmente, o Captur da Rússia foi repaginado e ganhou mais uma opção de motorização.

Por fora, foram retrabalhados o conjunto ótico, para-choques, grade e há novas opções de roda para o Kaptur. Além disso, pela primeira vez, o modelo será oferecido por lá com o novo motor 1.3 turbo a gasolina que foi desenvolvido em parceria entre a Renault e a Mercedes-Benz. Tal propulsor também pode acabar sendo utilizado tanto pelo Captur quanto pelo Duster fabricados no Brasil, uma vez que o 1.3 TCe deve ser nacionalizado em breve. Os russos contarão ainda com tração integral para o seu Kaptur, algo que ainda não está confirmado para o Brasil.

Por dentro, pode-se notar que o volante é novo, sendo a mesma peça utilizada pela recém-lançada nova geração do Duster. Já a central multimídia tem um botão na lateral, podendo indicar que a Renault fará uma atualização na tela e seu sistema. Em algumas das imagens que retratam o modelo topo de linha do Kaptur russo podemos notar, entre outras novidades, detalhes azuis nos bancos e no painel.

Interior do Kaptur russo ganhou detalhes na cor azul
Interior do Kaptur russo ganhou detalhes na cor azul
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva