CAOA pode produzir carros da Changan na fábrica da Ford no ABC
Empresa seria responsável por mais uma marca com tecnologia chinesa no Brasil
A CAOA, grupo responsável pelas operações da Chery no Brasil, está acertando os últimos detalhes para comprar a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP). E, segundo informações da agência Estadão Conteúdo repercutidas no site da revista ISTOÉ, a empreitada já tem um destino definido: a produção de carros da chinesa Changan em solo brasileiro.
Uma das maiores fabricantes do mercado chinês, a Changan já atuou recentemente no Brasil: chegou em 2006 através de um importador e ficou até 2016. Durante o período vendeu três modelos utilitários da sua subsidiária Chana Motors – quem não lembra da picape Cargo?
No início da década, a Changan chegou a anunciar que venderia carros de passeio, caso do hatch BenBen e do crossover CX20, mas a iniciativa não chegou a ser concretizada. Crossovers e SUVs, aliás, devem ser a prioridade da CAOA na hora de produzir os modelos da Changan no ABC. A expectativa é que eles cheguem posicionados abaixo dos atuais modelos da Chery, como o Tiggo 2 e o Tiggo 5X.
Após uma longa especulação nos últimos meses, a negociação entre Ford e CAOA pela unidade está finalmente perto de acabar. Agora, resta apenas a “due dilligence”, quando as condições da fábrica e demais detalhes da transação serão avaliados pelos compradores. Esta etapa deve durar cerca de 45 dias. Os valores finais do negócio não foram revelados.
Em resposta à agência de notícias, a CAOA declarou que "não há nenhum tipo de acordo firmado com uma marca chinesa para a fábrica do ABC. Caso isso ocorra, o grupo fará um anúncio público e comunicará a imprensa a respeito".