Caoa Chery Tiggo 8 Pro é SUV grande pelo preço de médio; veja avaliação
SUV renovado traz melhorias internas e no motor e reduz preço para crescer em participação no mercado
Após quatro anos do lançamento, a Caoa Chery lança uma renovação do Tiggo 8 agora na versão Pro. Além das mudanças visuais, melhorias internas e recalibragens no motor são as principais novidades, além do preço competitivo: R$ 188.888,88.
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A linha 2024/2025 do SUV grande de 7 lugares recebeu frente com novo conjunto ótico com iluminação aprimorada, para-choque redesenhado e grade tridimensional maior.
A traseira foi redesenhada, com a tampa do porta-malas abrigando a moldura da placa, novas lanternas full LED, para-choque e luzes de neblina redesenhados e integrados e as quatro saídas de escape, que deixaram o SUV com ares mais esportivos – embora não seja. São novas as rodas de 19” com pneus Pirelli Scorpion 235/50 R19. Em geral, a carroceria cresceu 20 mm e agora tem 4,72 metros.
Motor aprimorado
O motor foi mantido e segundo a Caoa Chery, com aprimoramentos. Entre eles, há um novo sistema de lubrificação, com radiador de óleo (mais eficiente na troca de calor) e nova bomba de óleo com pressão variável.
O novo bloco do motor permitiu, segundo a fabricante, deixá-lo com menos ruído e vibração. É o mesmo 1.6 GDI turbo de injeção direta a gasolina com quatro cilindros, que rende 187 cv de potência a e 28 kgfm de toque entre 2.000 e 4.000 rpm acoplado à transmissão automatizada DCT (dupla embreagem) de 7 marchas. Não houve mudança em consumo: 10,1 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Espaço e conforto
O interior é amplo, com três fileiras de bancos. São 2,7 metros de distância entre-eixos e túnel baixo, que facilitam a acomodação de três pessoas na segunda fileira, que tem regulagem de distância. Esse ajuste facilita o acesso dos dois passageiros na terceira fileira, embora seja mais adequada para crianças.
O porta-malas com os 7 lugares acomoda apenas 193 litros, mas se for levar 5 pessoas é possível rebater facilmente os dois bancos para ganhar 889 litros de volume.
Motorista e passageiro frontal possuem ajuste elétrico e o condutor ainda conta com 3 memórias. Uma novidade é o Boss-Key, com o qual o motorista regula o banco do passageiro ao seu alcance (fica na borda esquerda do banco). Bancos também foram remodelados para aumentar a ergonomia. O teto solar é panorâmico.
Alguns controles e a alavanca de câmbios são novos, assim como os revestimentos que deixaram o Tiggo 8 Pro bem refinado, completado com a imensa tela de 24,6 polegadas que integra o quadro de instrumentos e multimídia.Conexão com Apple Car Play e Android Auto é feita sem fio, há quatro tomadas USB (2 tipo A e 2 tipo C), carregador por indução e novo sistema de som premium da Sony com oito alto-falantes.
A segurança com o sistema Max Drive é um de seus destaques: ACC, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, alerta de saída de faixa, assistente de permanência em faixa, assistente de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, alerta de distância e alerta de colisão frontal.
Há ainda 6 airbgs e sistema de câmeras 540 graus – 360 graus em volta do carro + 180 graus que mostram a parte de baixo, ou o piso.
Como anda
No breve contato que tivemos dirigindo o Tiggo 8 Pro foi possível acelerar o SUV e sentir o nível de conforto e de segurança. Apesar de pesado (1.589 kg), a aceleração é vigorosa, sem flertar como esportivo, afinal é um carro para família.
Mesmo assim, tem ótimo fôlego. Numa pista livre, pisamos fundo no pedal sem trancos, acelerando de forma progressiva e suave. De acordo com a Caoa Chery, o Tiggo 8 Pro chega a 100 km/h em 8,6 segundos (o anterior fazia em 8,7 segundos).
Na prova de slalom, mesmo a 60 km/h, o SUV balança pouco, mostrando as melhorias que recebeu na suspensão independente (MacPherson na frente e Multilink atrás). A frenagem a 100 km/h é obediente e sem sustos, com sistema de discos nas quatro rodas.
Chama a atenção o bom ângulo de esterçamento, o conforto, baixo ruído do motor, direção elétrica direta e dirigibilidade estável, apesar de ser um SUV de quase 5 metros.
Fábrica e mercado
A fábrica de Anápolis (GO) opera em três turnos a todo vapor, com a produção diária em torno de 300 unidades. Ali são montados também o Tiggo 5x, Tiggo 7, Hyundai Tucson e o caminhãozinho Hyundai HR. Por ano, a Caoa Chery espera atingir 76 mil unidades.
Com tamanha produção, a marca quer abocanhar 9% de market share entre os SUVs. E a tendência é crescer: em 2025, vai fabricar um novo modelo, o Tiggo 9, SUV maior com outra plataforma. Para isso, conta com investimento de R$ 1,5 bilhão (metade do que foi planejado até 2028) para dobrar o tamanho da fábrica.
Com este lançamento, a Caoa Chery posiciona o Tiggo 8 a um preço muito competitivo, abaixo da versão anterior (R$ 201 mil) e que briga diretamente com SUVs médios do mercado nacional. A garantia é de 5 anos. O modelo Hybrid continua à venda por R$ 250 mil.
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