CAOA Chery: sem previsão para a estreia dos novos Tiggo 5x e Tiggo 7 no Brasil
SUV médio com um bom pacote de melhorias estreou no fim do ano passado na China
Seja na China ou aqui no Brasil, onde atua por meio da CAOA Chery, a fabricante adota um comportamento muito peculiar no segmento automotivo. Ao contrário das demais montadoras, a Chery não costuma reger suas atualizações pelo cronograma convencional do mercado, que contempla um período de sete a oito anos para uma geração completa de um veículo novo, com um facelift de meio-ciclo na metade desse tempo.
Na medida em que novas tecnologias vão surgindo ou a demanda do público solicita, a Chery na China ou a CAOA Chery aqui no Brasil mostram que não vão demorar para atualizar seus produtos. É uma lógica hoje muito comum na indústria de telefonia, em que modelos mais caros de smartphones são atualizados a cada ano.
Como já relatamos aqui no Autoo, dois modelos importantes para a CAOA Chery aqui no Brasil, no caso o Tiggo 5x e o Tiggo 7, estrearam recentemente na China aprimoramentos estéticos até que relevantes tanto na parte externa como interna.
No caso do SUV médio Tiggo 7, a atualização para o modelo tornou-se conhecida no fim de 2019 no Salão de Guangzhou. Ela contemplou em especial uma nova dianteira ao SUV, com uma grade frontal maior e um capô está menos inclinado. Os faróis também estão mais afilados em relação ao carro atualmente produzido no Brasil, sendo montados em posição elevada e mais próximos ao capô.
Na lateral, a marca adotou uma janela atrás da coluna C integrada, reforçando a impressão de teto flutuante. Já na traseira, as finas lanternas passaram a ser unidas por filete único vermelho, dando a impressão de ser apenas uma peça, enquanto a placa foi reposicionada no para-choque. Com as mudanças, o novo Chery Tiggo 7 chinês cresceu um pouco, apesar de manter o entre-eixos de 2,67 m. O SUV passa a ter 4,50 m de comprimento, 1,74 m de altura e 1,84 m de largura. Na China, o modelo pode ter motor 1.5 turbo de 156 cv, similar ao flex oferecido no Brasil, mas também pode contar com um novo 1.6 turbo com injeção direta e potência na casa de 200 cv. Esse propulsor mais moderno e eficiente deverá estrear no Brasil no Tiggo 8, que deverá chegar ao nosso mercado ainda neste ano.
O SUV compacto Tiggo 5x, por sua vez, vai adotar a mesma estética visual dianteira aplicada para o Tiggo 7 renovado, como é possível ver nas imagens. As novidades para o Tiggo 5x deverão ser reveladas na China no próximo dia 16. Importante adiantar também que o Tiggo 2 passará por uma renovação visual na mesma linha dos primos maiores em breve no país-sede da Chery.
Internamente, tanto o Tiggo 5x como o Tiggo 7 atualizados passam a contar com um visual completamente revisto. A central multimídia passa a adotar uma nova tela no formato flutuante, o ar-condicionado passa a ser operado por meio de uma tela digital e o volante também é novo, uma atualização necessária para a dupla. Os modelos também ganham um novo painel de instrumentos digital e, para o Tiggo 7, um novo comando para a alavanca do câmbio.
Procurada pelo Autoo, a CAOA Chery nos explicou que até o momento não tem previsão para a estreia das melhorias no Tiggo 5x e no Tiggo 7 montados localmente em Anápolis (GO). Contudo, a marca já registrou as atualizações para o SUV médio no país, sinalizando que os aprimoramentos não deverão demorar. Considerando os abalos que a pandemia do novo coronavírus causou na economia e no setor automotivo, é muito provável que as atualizações para a dupla sejam lançadas no mercado nacional apenas em 2021. Vamos acompanhar!